Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Simone da | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T16:41:29Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T16:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Atendimento educacional especializado a um aluno com paralisia cerebral incluído no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59868 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com paralisia cerebral - Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com paralisia cerebral - Integração social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado a um aluno com paralisia cerebral incluído no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto refere-se a atividades interventivas ligadas ao projeto de extensão “Atendimento Educacional Especializado do município de Fortaleza”. Para referida comunicação, trazemos como recorte, o acompanhamento realizado a um jovem universitário, com paralisia cerebral, atendido na SRM/FACED/UFC, acompanhado desde maio de 2015, com vias a propiciar o seu processo de inclusão na IES em que estuda, permitindo superar a privação cultural adquirida pela exclusão nos anos iniciais do ensino regular da escola comum. Mediante, avaliação diagnóstica das principais dificuldades do estudante, planejamos como intervenção ampliar seu repertório cultural e linguístico, para aperfeiçoar sua oralidade, promover maior capacidade de sistematização dos textos das disciplinas cursadas, proficiência da leitura e interpretação e escrita acadêmica. Investimos, ainda, em seu letramento digital a fim de ajudá-lo no manuseio do computador, além de incentivarmos o uso das mídias de comunicação (Facebook, Youtuber, E-mail), para que pudessem ser utilizadas com fins de suporte a sua aprendizagem, tornando-a mais significativa. Destarte, favorecemos também o manuseio diário do programa Word, que possibilitou expressar-se de forma escrita, antes apenas pautado na oralidade, além da possibilidade de fazer registros das aulas e de suas leituras acadêmicas. O aluno demonstrou progresso nas atividades supracitadas, de forma que, notoriamente, estas lhe proporcionaram mais autonomia nas relações interpessoais, na faculdade e nos ambientes de socialização da informação. Ressaltamos, que referido sujeito vinha sofrendo com o baixo desempenho acadêmico, não conseguindo acompanhar o curso, o que repercutia também na ausência de entrosamento com os colegas. Como resultados, constatamos que o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de extensão, trouxe uma nova perspectiva de auto-imagem do aluno, que conseguiu se engajar nas atividades propostas na universidade e atualmente está elaborando seu TCC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mssilva.pdf | 70,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.