Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59859
Tipo: Tese
Título: Jogos de verdade em pixels: avatares e adolescentes julgadas por tráfico de drogas
Título em inglês: Games of truth in pixels: avatars and female adolescents convicted for drug trafficking
Autor(es): Oliveira, Thiago Menezes de
Orientador: Méllo, Ricardo Pimentel
Palavras-chave: Tráfico de drogas;Adolescentes mulheres;Jogos de verdade;Práticas discursivas;Avatares
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Thiago Menezes de. Jogos de verdade em pixels: avatares e adolescentes julgadas por tráfico de drogas. Orientador: Ricardo Pimentel Méllo. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Conjuntos de racionalidades se espraiam e controlam populações, nossos corpos, prazeres, reflexões, classificações, usos de drogas, máquinas, leis, moralidades etc. A parafernália de poder e saber apresenta verdades sobre como nos relacionamos com as drogas, naturalizando e legitimando discursos que produzem efeitos, de tal maneira que “essencializam” as relações entre sujeitos e drogas, inclusive das populações “morríveis” de adolescentes mulheres implicadas com o tráfico de drogas. Nesse contexto, o efeito Estado na Função Judicial cria narrativas as quais ligam o uso de drogas a cometimento de atos infracionais e ao tráfico. Daí emerge a pergunta de pesquisa: quais jogos de verdade são acoplados às adolescentes mulheres institucionalizadas sob a acusação de cometimento de ato infracional pelo comércio de drogas ilícitas? Na trama biopolítica de governo sobre as adolescentes internadas no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Fortaleza-CE), insurgem práticas estatais encarceradoras, as quais as governam e eclipsam a própria participação delas nas discussões acadêmicas, técnicas e jurídicas que definem o que é uso ou comércio de drogas e quais destas são ilícitas. Por se tratar de uma “pesquisa implicada”, a metodologia visou a incluir as adolescentes numa dinâmica de produção de racionalidades por meio de oficinas de produção de avatares e conversas no cotidiano, registradas no diário de campo. As transcrições de conversas no cotidiano e das oficinas, os produtos das oficinas e as observações registradas no diário de campo constituíram o corpus do trabalho. Também usamos o mapa dialógico como método para analisar as práticas discursivas produzidas. Concluímos que os jogos de verdades que exercem efeitos sobre adolescentes julgadas por tráfico de drogas em Fortaleza possuem quatro grandes vetores de forças convergentes: 1) de gênero-heteronormativo; 2) judicial-punitivo; 3) moral-religioso; e 4) psicológico-psiquiátrico.
Abstract: Infinite sets of rationalities spread out and control populations, bodies, pleasures, thoughts, classifications, drug use, machines, laws, morals, etc. The paraphernalia of power and knowledge comprises truths on how we relate to drugs, naturalizing and legitimizing discourses that produce effects so as to “essentialize” the relationships between individuals and drugs, including the “death-prone” populations of female youths involved with drug trafficking. In this context, the State, in its Judicial capacity, creates narratives that link drug use to acts of law-breaking and trafficking. The research question of the present dissertation thus emerges: which games of truth are linked to incarcerated female juveniles under charges of illicit drug trade? In the governmental biopolitical narrative on females adolescent inmates at the Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Aldaci Barbosa Mota Educational Center) (Fortaleza-CE), incarcerating state practices come into being, which control them, and eclipse their own participation in the academic, technical and legal discussions defining what drug use or drug traffic are, and which is illegal. This is an implied research, the methodology of which seeks to include these adolescents in a dynamics of production of rationalities, by means of avatar production workshops and informal conversations, recorded in the field diary. Its corpus comprises the transcripts of these informal conversations and workshops, the products of the workshops and the observations recorded in the field diary. We also use dialogical maps as a method to analyze the discursive practices produced. We conclude that the games of truth that have an effect on female juveniles convicted for drug trafficking in Fortaleza have four major vectors of converging forces: 1) genderheteronormative; 2) judicial-punitive; 3) moral-religious; and 4) psychologicalpsychiatric.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59859
Aparece nas coleções:PPGP - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_tmoliveira.pdf6,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.