Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59859
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMéllo, Ricardo Pimentel-
dc.contributor.authorOliveira, Thiago Menezes de-
dc.date.accessioned2021-08-05T19:50:39Z-
dc.date.available2021-08-05T19:50:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Menezes de. Jogos de verdade em pixels: avatares e adolescentes julgadas por tráfico de drogas. Orientador: Ricardo Pimentel Méllo. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59859-
dc.description.abstractInfinite sets of rationalities spread out and control populations, bodies, pleasures, thoughts, classifications, drug use, machines, laws, morals, etc. The paraphernalia of power and knowledge comprises truths on how we relate to drugs, naturalizing and legitimizing discourses that produce effects so as to “essentialize” the relationships between individuals and drugs, including the “death-prone” populations of female youths involved with drug trafficking. In this context, the State, in its Judicial capacity, creates narratives that link drug use to acts of law-breaking and trafficking. The research question of the present dissertation thus emerges: which games of truth are linked to incarcerated female juveniles under charges of illicit drug trade? In the governmental biopolitical narrative on females adolescent inmates at the Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Aldaci Barbosa Mota Educational Center) (Fortaleza-CE), incarcerating state practices come into being, which control them, and eclipse their own participation in the academic, technical and legal discussions defining what drug use or drug traffic are, and which is illegal. This is an implied research, the methodology of which seeks to include these adolescents in a dynamics of production of rationalities, by means of avatar production workshops and informal conversations, recorded in the field diary. Its corpus comprises the transcripts of these informal conversations and workshops, the products of the workshops and the observations recorded in the field diary. We also use dialogical maps as a method to analyze the discursive practices produced. We conclude that the games of truth that have an effect on female juveniles convicted for drug trafficking in Fortaleza have four major vectors of converging forces: 1) genderheteronormative; 2) judicial-punitive; 3) moral-religious; and 4) psychologicalpsychiatric.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTráfico de drogaspt_BR
dc.subjectAdolescentes mulherespt_BR
dc.subjectJogos de verdadept_BR
dc.subjectPráticas discursivaspt_BR
dc.subjectAvatarespt_BR
dc.titleJogos de verdade em pixels: avatares e adolescentes julgadas por tráfico de drogaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrConjuntos de racionalidades se espraiam e controlam populações, nossos corpos, prazeres, reflexões, classificações, usos de drogas, máquinas, leis, moralidades etc. A parafernália de poder e saber apresenta verdades sobre como nos relacionamos com as drogas, naturalizando e legitimando discursos que produzem efeitos, de tal maneira que “essencializam” as relações entre sujeitos e drogas, inclusive das populações “morríveis” de adolescentes mulheres implicadas com o tráfico de drogas. Nesse contexto, o efeito Estado na Função Judicial cria narrativas as quais ligam o uso de drogas a cometimento de atos infracionais e ao tráfico. Daí emerge a pergunta de pesquisa: quais jogos de verdade são acoplados às adolescentes mulheres institucionalizadas sob a acusação de cometimento de ato infracional pelo comércio de drogas ilícitas? Na trama biopolítica de governo sobre as adolescentes internadas no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Fortaleza-CE), insurgem práticas estatais encarceradoras, as quais as governam e eclipsam a própria participação delas nas discussões acadêmicas, técnicas e jurídicas que definem o que é uso ou comércio de drogas e quais destas são ilícitas. Por se tratar de uma “pesquisa implicada”, a metodologia visou a incluir as adolescentes numa dinâmica de produção de racionalidades por meio de oficinas de produção de avatares e conversas no cotidiano, registradas no diário de campo. As transcrições de conversas no cotidiano e das oficinas, os produtos das oficinas e as observações registradas no diário de campo constituíram o corpus do trabalho. Também usamos o mapa dialógico como método para analisar as práticas discursivas produzidas. Concluímos que os jogos de verdades que exercem efeitos sobre adolescentes julgadas por tráfico de drogas em Fortaleza possuem quatro grandes vetores de forças convergentes: 1) de gênero-heteronormativo; 2) judicial-punitivo; 3) moral-religioso; e 4) psicológico-psiquiátrico.pt_BR
dc.title.enGames of truth in pixels: avatars and female adolescents convicted for drug traffickingpt_BR
Aparece en las colecciones: PPGP - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tese_tmoliveira.pdf6,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.