Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59855
Type: | Tese |
Title: | Métodos matriciais e tensoriais como suporte à gestão nos Cursos de Engenharia e Sistemas e Mídias digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Authors: | Nunes, Albano Oliveira |
Advisor: | Mota, João César Moura |
Co-advisor: | Andriola, Wagner Bandeira Almeida, André Lima Férrer de |
Keywords: | Gestão do ensino superior;Teleinformática;Tensor;Ensino superior - Gerenciamento;Avaliação educacional |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | NUNES, Albano Oliveira. Métodos matriciais e tensoriais como suporte à gestão nos Cursos de Engenharia e Sistemas e Mídias digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC). 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Teleinformática, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A formação oferecida pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil, se encontra em processo de expansão, tanto em quantidade como em qualidade. Uma forma de controle dessa qualidade é feita por indicadores externos, tais como, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), CPC (Conceito Preliminar de Curso), CC (Conceito de Curso). Contudo, é importante que as instituições tenham também suas estratégias internas de avaliação. Neste contexto, a avaliação educacional pode contribuir com os processos de aferição da qualidade dos cursos, buscando diagnosticar as necessidades de correção e de melhoria a respeito das atividades de suporte à formação dos estudantes de graduação, a partir de ações de gestão dos cursos. Este estudo apresenta resultados referentes ao desenvolvimento de um instrumento de avaliação dos processos vinculados a gestão, e sua consequente aplicação para análise e diagnóstico. O instrumento de pesquisa configurou-se em uma enquete formada por 15 afirmações, que são relacionadas com os aspectos da gestão do ensino superior, em que o respondente marcou o seu grau de concordância com as declarações. O estudo contou com a participação dos professores de seis dos cursos de Engenharia, sendo cinco do Centro de Tecnologia e um do Centro de Ciências Agrárias e do curso de Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual, todos da Universidade Federal do Ceará (UFC). As respostas ao instrumento foram quantificadas e deram origem a um banco de dados, o que possibilitou sua análise por meio de métodos de álgebra liner (Matricial), Principal Components Analysis (PCA), e da álgebra multilinear (Tensorial), PARAFAC e Tucker. Os resultados mostram a viabilidade do uso dos métodos propostos para analisar aspectos da gestão acadêmica em nível superior. Os métodos se mostraram eficientes, devido à capacidade de extração e classificação de informações latentes sobre gestão acadêmico-administrativa contidas nos dados sobre os cursos. Esta pesquisa indica que o instrumento e os métodos propostos são capazes de contribuir para a avaliação educacional de forma a produzir resultados que podem gerar ações para fins de melhoria dos processos de formação dos estudantes. |
Abstract: | The training offered by higher education institutions in Brazil is expanding, both in quantity and in quality. One way that quality control is performed is by external indicators, such as, e.g.: ENEM (National Secondary Education Examination), ENADE (National Examination of Student Performance), CPC (Preliminary Course’s Concept), CC (Concept of Course). However, it is important that institutions also have their internal assessment strategies. In this context, the educational evaluation may contribute to the quality of courses, in order to diagnose the improvement and correction needs about the support activities of graduate students from the course management actions. This study is based on the development of an instrument and its application for analysis and diagnosis. The instrument is a survey consisting of 15 statements related to aspects of higher education management, in which the respondent marks his level of agreement with statements. The study had the participation of teachers of six of the engineering course and the Systems and Digital Media course, of the Federal University of Ceará(UFC). The answers to the instrument were quantified, which resulted in a database, that was analysed by Matrix methods, Principal Components Analysis (PCA) and Tensor Tucker. The results show the feasibility of using the proposed methods to analyze aspects of academic management of higher education. The methods were efficient due to the extraction capacity and latent information classification about academic and administrative management contained in the data of the courses. This study indicates that the instrument and the proposed methods are able to contribute to the educational evaluation in such a way to produce results that can generate actions in order to improve learning processes of students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59855 |
Appears in Collections: | DETE - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_aonunes.pdf | 15,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.