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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação Física e saúde: percepção de alunos de graduação em Educação Física
Autor : Santiago, Maria Luci Esteves
Santos, Monik Scarlleth Moreira dos
Ferraz, Alex Soares Marreiros
Palabras clave : os alunos apresentam entendimento restrito sobre saúde;estabelecendo associações causais
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde
Citación : SANTIAGO, Maria LuciEducação Física e saúde: percepção de alunos de graduação em Educação Física, Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, [s. l.], v.1, p.1-95, 2018
Resumen en portugués brasileño: o tema Saúde tem sido tratado em sua relação com a Educação Física (EF) em um entendimento restrito, fato que se torna preocupante no processo de formação inicial, sendo muitas vezes o exercício físico colocado como o “elixir da vida”, reduzindo os complexos fenômenos da promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objetivo: o presente estudo buscou identificar o nível de entendimento de estudantes de Educação Física, sobre o conceito de saúde, buscando refletir esclarecer as relações que estes fazem da saúde e exercício, dos seus determinantes sociais. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 23 graduandos. Resultados: observou-se que os alunos apresentam entendimento restrito sobre saúde, estabelecendo associações causais entre EF e saúde, desprivilegiando os seus determinantes sociais. Conclusão: destacamos a necessidade de ampliação das possibilidades de construção de uma concepção mais ampla de saúde, de sua relação com a EF
Abstract: Introduction: health as regards Physical Education has been treated in restricted understanding, which is worrisome in the initial process of professional formation because physical exercise is often regarded as the “elixir of life”, reducing the complex phenomena of health promotion, prevention, and recovery. Objective: the present study sought to identify the level of knowledge of physical education undergraduate students on the concept of health, aiming to clarify the relationships they create on health and exercise, and their social determinants. Method: this is a qualitative and descriptive-exploratory study. The sample consisted of 23 undergraduates. Results: it was observed that undergraduate students presented a restricted understanding of health, establishing causal associations between Physical Education and Health, not considering its social determinants. Conclusion: we highlight the need to broaden the possibilities to construct a greater understanding of health and its relationship with Physical Education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59828
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