Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59826
Tipo: Artigo de Evento
Título: Recuperação de Viaduto em Fortaleza que Teve Pilar Destruído por Explosão Criminosa
Autor(es): Mota, Joaquim Eduardo
Mota, Hugo Campêlo
Mota, Magnolia Maria Campêlo
Palavras-chave: Recuperação estrutural;Explosão;Viaduto;Concreto
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) - http://www.abpe.org.br
Citação: MOTA, Joaquim Eduardo; MOTA, Hugo Campêlo; MOTA, Magnolia Maria Campêlo. Recuperação de viaduto em Fortaleza que teve pilar destruído por explosão criminosa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS - CBPE, XII., Virtual, 07 a 11 Jun. 2021. Anais[...], 2021.
Resumo: Na madrugada do dia 03/01/2019, numa ação criminosa, um dos pilares do apoio central de um viaduto rodoviário, com 66m de extensão, localizado no entroncamento das BR020 e BR222 na periferia de Fortaleza/CE, foi submetido a uma explosão próxima a região de sua base. Como consequência, nesta região junto à base, o pilar sinistrado teve seu núcleo de concreto praticamente destruído e as barras de aço apresentaram deformação lateral típica de flambagem caracterizando o seu colapso. Mesmo com a perda deste apoio, a superestrutura conseguiu estabelecer uma nova configuração de equilíbrio apoiando-se nos cinco pilares remanescentes a custa de deslocamentos excessivos e redistribuição de esforços. Neste trabalho apresentam-se mais detalhes sobre o sinistro, as medidas emergenciais adotadas para o salvamento da estrutura, o projeto de recuperação com suas etapas de execução até à reabertura do viaduto ao tráfego.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59826
ISBN: 978-65-994281-0-4
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_jemota.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.