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Title in Portuguese: Proposição e validação de um conjunto de indicadores de desempenho para a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - UNEMAT
Author: Iser, Fábio
Advisor(s): Andriola, Wagner Bandeira
Co-advisor(s): Zanin, Rodrigo Bruno
Keywords: Universidade do Estado de Mato Grosso
Indicadores educacionais
Desempenho - Avaliação
Issue Date: 2021
Citation: ISER, Fábio. Proposição e validação de um conjunto de indicadores de desempenho para a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2021. 241 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Portuguese: Este trabalho trata da proposição de um conjunto de indicadores de desempenho para a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado – Unemat. Os indicadores de desempenho são instrumentos metodológicos utilizados para a realização da avaliação das ações de organizações, com fito de mensurar o desempenho organizacional no alcance de seus objetivos estabelecidos no processo de planejamento estratégico, ou em relação a valores de referência externos, como por exemplo, o nível de qualidade estabelecido por órgãos reguladores. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é propor um sistema de indicadores de desempenho que permita à Unemat mensurar seu desempenho. A abordagem teórica trata do planejamento estratégico, a avaliação, e por fim os indicadores de desempenho. No que se refere à metodologia, este estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada de caráter exploratório. Com base nos instrumentos de planejamento da Unemat publicados, buscou-se identificar quais os processos e produtos importantes para o alcance dos objetivos formalizados que necessitam de monitoramento, para em seguida propor os indicadores de desempenho. Foram propostos 22 indicadores para a Graduação, 21 para a Pós-Graduação, 6 para a Extensão, e 11 para a Gestão de pessoas. A validação do conjunto de indicadores foi realizada com base na percepção de especialistas de cada dimensão abordada, com base em critérios necessários para a construção de indicadores presentes na literatura sobre o assunto. Os indicadores propostos foram utilizados de forma empírica com base em informações institucionais disponíveis do período entre 2015 e 2019, possibilitando observar a evolução de cada objeto mensurado. No que se refere às contribuições acadêmicas, o trabalho resultou em adensamento teórico sobre o processo de construção de indicadores, visto que na pesquisa bibliográfica realizada o tema revelou ser uma lacuna. Foi observado ainda a importância das informações institucionais, da utilização das propriedades essenciais dos indicadores e da participação dos públicos de interesse no processo de validação do conjunto.
Abstract: This paper is about the proposition of a set of performance indicators for the State of Mato Grosso University Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat. Performance indicators are methodological instruments used to evaluate the actions of organizations, with the aim of measuring the organizational performance in reaching its objectives established in the strategic planning process, or in relation to external reference values, such as, the level of quality established by regulatory agencies. Said that, the general objective of this paper is to propose a system of performance indicators that allows Unemat to measure its performance. The theoretical approach deals with strategic planning, evaluation, and finally, performance indicators. As far as methodology is concerned, this study is characterized as an applied research of exploratory nature. Based on Unemat's published planning instruments, we sought to identify which processes and products important for the achievement of the formalized objectives need monitoring, and then propose performance indicators. Twenty-two indicators were proposed for graduation, 21 for graduate studies, 6 for extension, and 11 for people management. The validation of the set of indicators was carried out based on the perception of experts of each dimension addressed, based on criteria required for the construction of indicators present in the literature on the subject. The proposed indicators were used empirically based on available institutional information from the period between 2015 and 2019, making it possible to observe the evolution of each measured object. When it comes to academic contributions, the work resulted in a theoretical increase in the process of construction of indicators, since in the bibliographic research carried out, the theme revealed to be a gap. The importance of institutional information, the use of the essential properties of the indicators, and the participation of stakeholders in the validation process of the set was also noted.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59721
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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