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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59691
Tipo: | Resumo |
Título: | Inserção comunitária de estudantes de medicina a partir da atuação numa unidade de atenção primária à saúde |
Autor(es): | Mango, Marynela Machado, Silvana Lícia Nogueira Santos, Rosélia Carneiro dos Moreira, Pedro Cantal Ribeiro, Kelen Gomes |
Palavras-chave: | Médicos - Formação profissional;Cuidados primários de saúde;Educação em saúde;Serviços de saúde comunitária;Promoção da saúde |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MANGO, Marynela; MACHADO, Silvana Lícia Nogueira; SANTOS, Rosélia Carneiro dos; MOREIRA, Pedro Cantal; RIBEIRO, Kelen Gomes. Inserção comunitária de estudantes de medicina a partir da atuação numa unidade de atenção primária à saúde. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O desenvolvimento das ações do projeto Saúde Comunitária no Porangabuçu (FM.2016.PJ.083) faz um convite para que estudantes de medicina vivenciem o trabalho numa comunidade, onde se situa um campus da Universidade, aproximando-se dela, das equipes de saúde da família e dos serviços de saúde como campo de práticas. Para Freire (2011), não há dúvida de que as condições em que e sob que vivem os educandos lhes condicionam a compreensão do próprio mundo, sua capacidade de aprender, de responder aos desafios. Consideramos que a vivência na Atenção Primária à Saúde evidencia-se como um desses elementos constituintes da formação, propiciando a aproximação com pessoas que vivem em condições de pobreza, onde ainda se evidenciam índices que relevam a precariedade das condições de vida, como a taxa de mortalidade infantil. O projeto tem como objetivo desenvolver ações comunitárias vinculadas à Estratégia Saúde da Família, de modo a favorecer a promoção da saúde materno-infantil. Utilizou-se a metodologia dialógica e problematizadora para a inserção na comunidade, junto aos agentes comunitários de saúde, e o desenvolvimento de atividades de educação em saúde. Como resultados, percebemos que as atividades do projeto permitiram ao estudante a vivência no contexto social de pobreza e vulnerabilidade, de forma a agregar uma percepção ampliada das práticas do cuidado e a leitura coletiva dos processos de saúde e doença desses grupos. Para a comunidade, ampliação de conhecimentos e do potencial já existente para identificar riscos e promover saúde, com o incentivo ao aleitamento materno, ao controle vacinal e aos cuidados com a higiene. No âmbito local, consideramos que realizamos esforços no sentido de contribuir para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e com os processos de formação dos estudantes da área da saúde, numa perspectiva de valorização da Atenção Primária em Saúde. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59691 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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