Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59657
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do Biocarvão na movimentação de íons em colunas de solo
Título em inglês: Effect of Biochar on Ion Movement in Soil Columns
Autor(es): Carmo, Juliette Freitas do
Orientador: Sousa, Helon Hébano de Freitas
Palavras-chave: Biochar;dinâmica de íons;salinização
Data do documento: 2021
Citação: CARMO, Juliette Freitas do. Efeito do biocarvão na movimentação de íons em colunas de solo. 2021. 65f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2021
Resumo: A irrigação com água de baixa qualidade é um dos fatores responsáveis pela salinização do solo. Diante desta problemática, diversas estratégias têm sido adotadas para minimizar os impactos causados. Uma alternativa considerada promissora é a utilização de biocarvão (BC) como condicionador de solos afetados por sais. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar a aplicação de biocarvão à base de madeira de eucalipto sobre a dinâmica de íons de um Argissolo Amarelo montado em colunas e irrigado com àgua de baixa qualidade (3,78 dS/m). O experimento foi conduzido por um período de 30 dias e o delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado considerando-se cinco doses de BC (0; 5; 10; 15 e 20 t ha-1) em quatro repetições. As unidades experimentais foram compostas por colunas de PVC de 0,1 m de diâmetro e 0,5 m de altura. A primeira camada do solo (10 cm) foi aquela que recebeu os tratamentos (doses de biocarvão). Foi aplicado diariamente sobre cada coluna uma lâmina de água de 250 ml que ao final de trinta dias correspondeu a média anual de chuva do Município onde o solo foi coletado. Ao fim da condução experimental as colunas foram desmontadas e amostras de solo correspondente a quatro profundidades (0-10; 10-20; 20-30 e 30-40 cm) foram coletadas e analisadas, assim como os percolados coletados referente a quatro semanas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A aplicação de água salina elevou os parâmetros pH, CE e PST do solo e a adição de BC não foi capaz de atenuar a salinidade induzida pela água de irrigação. O BC à base de madeira de eucalipto nas maiores doses aplicadas promoveu incremento no conteúdo de P no solo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59657
Aparece nas coleções:PPCS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_jfcarmo.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.