Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5964
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da implementação das diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE no Estado |
Título em inglês: | Evaluation of systems implementation guidelines Sistena Naional Service Socio-SINASE in Ceará |
Autor(es): | Marinho, Karlene Gonçalves |
Orientador: | Gussi, Alcides Fernando |
Palavras-chave: | Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo(Brasil);Assistência a menores - Política governamental - Avaliação - Ceará;Delinquentes juvenis - Reabilitação - Política governamental - Avaliação - Ceará;SINASE;Adolescentes em Conflito com a Lei |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | MARINHO, Karlene Gonçalves. Avaliação da implementação das diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE no Estado. 2010. 160f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2010. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de implementação das diretrizes do Sistema Nacional de tendimento Socioeducativo-SINASE (2006) no estado do Ceará, a partir da aplicação da medida socioeducativa de internação em Centro Educacional, por meio da percepção dos gestores e executores da política. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como sujeitos os profissionais das Unidades selecionadas. Os instrumentos utilizados se constituíram de visitas, observação sistemática e realização de entrevistas semi-estruturadas. Utilizamos quatro pares de categorias analíticas como suporte teórico para subsidiar as discussões e observações empíricas, quais sejam: adolescência-violência; poder-relações de poder; prisão-punição e imputabilidade penal-medidas socioeducativas. Realizamos a pesquisa em dois Centros Educacionais masculinos, fazendo uma análise comparativa entre os parâmetros propostos pelo SINASE e as práticas institucionais na condução do atendimento ocioeducativo nessas Unidades. Identificamos como principal dificultador à implementação das diretrizes do SINASE a superlotação. As Unidades têm três a quatro vezes o número de adolescentes internados em relação a sua capacidade, impossibilitando assim o desenvolvimento de um atendimento humanizado, personalizado, onde se possa priorizar o caráter pedagógico da medida, eixos da proposta do SINASE. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5964 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010-DIS-KGMARINHO.pdf | 987,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.