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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59594
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Maria do Socorro de Araújo | - |
dc.contributor.author | Pontes, Lucas de Vinicius de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-16T13:23:17Z | - |
dc.date.available | 2021-07-16T13:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Lucas de Vinícius de. Carlos Julião e o traje histórico: Análise da moda masculina das elites coloniais no Brasil do século XVIII. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59594 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze a watercolor figure painted by Carlos Julião, an artist who portrayed the daily life in the colonies of Portugal. The work aims to verify the influence of European fashion in the male clothing depicted in Figure XXIII, in the period of colonial Brazil. The work discusses how the history of fashion in Brazil relates to the elite man of the Portuguese colony in colonial lands, also considers that fashion goes far beyond genders and the relationship between the South American continent and the European. The research intends to open up a possibility to unveil a little of the history of men's clothing, from a period when there is no academic production on the subject, and, thus, go back to the past and look at the history of fashion in the South American continent. The work brings up a discussion on the colonial fashion of Brazilian elites, which opens up a range of possibilities for studies on the social classes that shared the soil of colonial Brazil. The methodology used was the documentary and bibliographic research, the grid of analysis by Gervereau (2007) was used in a partial way looking for an analytical methodology that was exclusively focused on Figure XXIII painted by Carlos Julião. In the results, similarities were found between men's clothing used in Brazil, colony and Europe. From the design to the making of the costume, possibly such clothing, it was not idealized or made on colonial soil. The analysis made in Figure XXIII is also considered that the suit had elements that can serve as a parameter to verify some types of comforts, important as relevant to fashion, psycho aesthetic comfort, ergonomic and thermophysiological comfort. The work will contribute to the academic community by addressing restrictive political reasons that fell on 18th century male attire in colony Brazil and Europe, when the attire belonged to a man who was part of the elite, however, it does not address cultural plurality and racial that were also part of the colony and influenced other social strata. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Traje masculino | pt_BR |
dc.subject | Século XVIII | pt_BR |
dc.subject | Conforto | pt_BR |
dc.title | Carlos Julião e o traje histórico: Análise da moda masculina das elites coloniais no Brasil do século XVIII | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho visa analisar uma figura de aquarela pintada por Carlos Julião, um artista que retratou o dia a dia nas colônias de Portugal. O trabalho objetiva verificar a influência da moda europeia na indumentária masculina retratada na Figura XXIII, no período do Brasil colonial. O trabalho discorre sobre como a história da moda no Brasil se relaciona com o homem de elite da colônia de Portugal em terras coloniais, considera também que a moda vai muito além dos gêneros e da relação entre o continente sul-americano com o europeu. A pesquisa tem a intenção de abrir a possibilidade de descortinar um pouco da história do vestuário masculino, de um período em que não existe produção acadêmica acerca do assunto, e, assim, voltar ao passado e olhar à história da moda no continente sul-americano. O trabalho traz à tona uma discussão sobre moda colonial das elites brasileiras que, abre um leque de possibilidades de estudos sobre as classes sociais que compartilharam o solo do Brasil colonial. A metodologia utilizada foi pesquisa documental e bibliográfica, foi usada a grelha de análise de Gervereau (2007) de modo parcial buscando uma metodologia analista que fosse voltada exclusivamente para a Figura XXIII pintada por Carlos Julião. Nos resultados foram encontradas semelhanças entre o vestuário masculino usado no Brasil colônia e Europa. Desde o design até a confecção do traje, possivelmente tal vestuário, não foi idealizado e tampouco confeccionado em solo colonial. Pelas análises feitas da Figura XXIII considera-se também, que o traje dispunha de elementos que podem servir de parâmetro para verificação de alguns tipos de confortos, apresentados como pertinentes à moda, conforto psico estético, conforto ergonômico e termofisiológico. O trabalho irá contribuir com a comunidade acadêmica ao abordar as razões políticas restritivas que caíam sobre o traje masculino do século XVIII no Brasil colônia e Europa, quando, o traje pertencia a um homem que fazia parte da elite, porém, não aborda a pluralidade cultural e racial que também faziam parte da colônia e influenciavam outras camadas sociais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN MODA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_tcc_lvdepontes.pdf | 663,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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