Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59580
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Redes sociais digitais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar: usando o Facebook no ensino técnico integrado ao médio |
Other Titles: | Las redes sociales digitales como herramienta en el proceso interdisciplinario de enseñanza-aprendizaje: el uso de Facebook en la educación técnica integrada a la escuela secundaria |
Title in English: | Digital social networks as a tool in the interdisciplinary teaching-learning process: using Facebook in technical education integrated to high school |
Authors: | Dockhorn, Danila Cristiane Marques Sanches Silva, Júlio César da Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
Keywords: | Ensino por multimeios;Atividades de ensino-aprendizagem;Educação Profissional Integrada |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Labor |
Citation: | DOCKHORN, Danila Cristiane Marques Sanches; SILVA, Júlio César da; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Redes sociais digitais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar: usando o Facebook no ensino técnico integrado ao médio. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 204-227, jul./dez. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As redes sociais têm ocupado um espaço cada vez maior nas atividades dos jovens. O sucesso do Facebook é, em grande parte, pela possibilidade de aproximação entre as pessoas e a facilidade de acesso. A utilização das redes sociais, especialmente o Facebook, é um tema pertinente à escola, tendo em vista que serve para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar o uso de um grupo no Facebook para apoiar o processo de ensino aprendizagem em uma escola de ensino médio integrado ao técnico profissional. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes e um professor da matéria Projeto Integrador I na classe do 1º ano do Curso Técnico em Vestuário. Caracteriza-se como um estudo de caso. A base do trabalho é o uso de depoimentos e análises de posts na página do grupo na rede social. Realizou-se a análise qualitativa, empregando o uso de técnicas de análise de conteúdo e a utilização de nuvem de tags com o auxílio do aplicativo Wordle para análise de dados. Como resultados destacam-se: o uso do Facebook é avaliado como uma importante ferramenta de colaboração entre alunos e professores. A autoria dos alunos também é destaque, assim como o dinamismo na interação entre os alunos. Bem como uma ferramenta para melhorar a relação da classe, para permitir a construção de um ambiente colaborativo e ao mesmo tempo crítico. |
Abstract: | The social networks have occupied growing space in youth activities. The success of Facebook is targeted largely by the possibility of rapprochement between people and ease of use. To know how social networks, especially Facebook, can help in the teaching-learning process is still new in the school. Therefore, this paper aims to analyze the use of a Facebook group to support the teaching-learning process on schools in high school. The research was conducted with 24 students and a teacher of the matter Integration Project I, in the class of the 1st year of the higher secondary technical-professional education. It is characterized as a case study. The research’s basis is the use of testimonials and analysis of posts on the group's page in the social network. Through qualitative analysis employed the use of techniques of content analysis and the Wordle application usage for data analysis on the network. As results stand out: the use of Facebook is valued as an important collaborative tool between students and teachers and students. The authorship of the students is also highlighted, as well as more dynamic, interaction among students. As well as a tool to improve the class relationship, to allow the construction of a collaborative environment and at the same time critical |
Abstract in Spanish: | Las redes sociales han ocupado un espacio cada vez mayor en las actividades de los jovenes. El éxito de Facebook se debe, en gran parte, a la posibilidad de unir a las personas y la facilidad de uso. Cómo utilizar las redes sociales, especialmente Facebook, es un tema relevante para la escuela, en vista de que sirve para ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo analizar el uso de un grupo de Facebook para apoyar el proceso de enseñanza aprendizaje en una escuela secundaria integrada con el técnico profesional. La investigación se llevó a cabo con 24 estudiantes y un profesor de la asignatura Proyecto Integrador I en la clase de 1er año del Curso Técnico en Vestuario. Se caracteriza como un caso de estudio. La base del trabajo es el uso de testimonios y análisis de publicaciones en la página del grupo en la red social. Se realizó un análisis cualitativo, empleando el uso de técnicas de análisis de contenido y el uso de una nube de etiquetas con la ayuda de la aplicación Wordle para el análisis de datos. Los resultados se destacan: el uso de Facebook se evalúa como una importante herramienta de colaboración entre estudiantes y profesores. También se destaca la autoría de los alumnos, así como el dinamismo en la interacción entre ellos. Además de una herramienta para mejorar la relación de clase, para permitir la construcción de un entorno colaborativo y a la vez crítico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59580 |
ISSN: | 1983-5000 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_dcmsdockhornjesilva.pdf | 679,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.