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Type: Resumo
Title: Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476))
Authors: Teixeira, Maria Geovana Pires
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Nogueira Júnior, Fábio Florêncio
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Inclusão digital;População rural - Inclusão social;Educação rural
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; NOGUEIRA JÚNIOR, Fábio Florêncio; BORGES NETO, Hermínio. Educação e sustentabilidade: uma análise do projeto CRID (CRID - uma proposta de comunidade digital rural (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: A inclusão digital é o processo que visa oferecer acesso aos aparatos tecnológicos para todos da sociedade. Muitos projetos possuem esta proposta, mas somente alguns realizam isso vinculado à educação, como é o caso do CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital), uma iniciativa do Laboratório Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPQ. O maior objetivo do CRID é levar a inclusão digital para assentamentos rurais, pautado nos princípios de sustentabilidade que norteiam o projeto, promovendo a autonomia dos gestores para manter o ambiente funcionando. Neste trabalho será analisado um dos Princípios de Sustentabilidade (Borges Neto, 2007) do CRID, chamado de Instrumento para Qualificação Profissional. Para isso nos debruçaremos na formação de Educação a Distância (EaD), realizando análise bibliográfica dos documentos: planejamento e relatoria. A formação foi baseada na metodologia da Sequência Fedathi (Borges Neto, 2013), sendo executado na comunidade rural Chê Guevara, no município de Ocara/Ce. Durante a formação foram expostos conceitos sobre EaD, apresentado uma das plataformas de ensino a distância, o Teleduc, além de serem exibidas propostas de como poderiam se profissionalizar e sair do contexto social de dificuldade. Como resultados, os participantes do CRID passaram a conhecer uma nova modalidade de educação, uma outra utilização para o uso do e-mail e diversas formas de comunicação de ensino e aprendizagem. A partir do exposto, podemos perceber como esse Princípio de Sustentabilidade utiliza a inclusão digital de forma a trazer conhecimentos e a possibilitar benefícios futuros aos moradores de uma comunidade rural.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59545
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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