Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522
Tipo: | TCC |
Título : | O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário |
Autor : | Silveira, Caio Teixeira e |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa. |
Palabras clave : | Estágio supervisionado;Formação de professores;Pandemia e ensino;Ensino remoto;Ensino de biologia |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SILVEIRA, Caio Teixeira e. O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário. 2021. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A crise sanitária em decorrência da proliferação mundial do coronavírus, causador da COVID-19, provocou a mudança do ensino presencial realizado até então nas escolas, para o ensino remoto emergencial. Essa mudança drástica causou sérias implicações na realidade pedagógica dessas instituições educacionais e alterou a ação de professores e estagiários de várias formas. Neste trabalho, busquei investigar, discutir e apresentar algumas dessas mudanças ocorridas e suas implicações na prática do estágio, com foco nas atividades realizadas pelos estagiários que desenvolveram seus Estágios Supervisionados no Ensino Médio, durante o semestre de 2020.1, início do período de ensino remoto. O que se observou foi que houve um impacto considerável do ensino remoto sobre o formato do estágio e sobre as atividades dos estagiários. Muitos estagiários não conseguiram se adaptar ao novo formato e desistiram, outros permaneceram, mas apresentaram uma série de questionamentos sobre a qualidade e aproveitamento desse estágio. |
Abstract: | The health crisis as a result of the worldwide proliferation of the coronavirus, which causes COVID-19, provokes the change from in-person education, carried out until then in schools, to emergency remote education. This drastic change has had serious implications for the pedagogical reality of these educational institutions and has altered the actions of teachers and interns in various ways. In this research, I sought to investigate, discuss and present some of these changes that occurred and their implications in the practice of the internship, focusing on the activities carried out by the interns who developed during theirs “Estágio Supervisionado no Ensino Médio” (Supervised Internship in the High School), during the semester of 2020.1, beggining of remote teaching period. What was observed was that there was a considerable impact of remote education on the format of the internship and on the activities of the interns. Many interns were unable to adapt to the new format and gave up, others remained, but presented a series of questions about the quality and benefit of this internship. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59522 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias COVID-19 - Trabalhos relacionados |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ctsilveira.pdf | 517,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.