Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59515
Tipo: | TCC |
Título : | A integração da educação ambiental e o construtivismo no processo de desmistificação sobre as serpentes |
Autor : | Bezerra, Stefany Lopes |
Tutor: | Nojosa, Diva Maria Borges |
Palabras clave : | Ensino Fundamental;Jean Piaget;Estratégias educativas;Cobras |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | BEZERRA, Stefany Lopes. A integração da educação ambiental e o construtivismo no processo de desmistificação sobre as serpentes. 2021. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A Educação Ambiental (EA) vem sendo um grande aliado na conscientização, conservação e sensibilização da população, processos que vão atuar como amenizadores nos sérios problemas ambientais ocasionados pela sociedade atual. Conservar uma espécie envolve, entre outras ferramentas, a aplicação da EA, pois só assim a informação chega e pode ser percebida pela população. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de intervenção educativa, a ser aplicada principalmente nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, que possa colaborar com o educador e tornar o ensino sobre zoologia mais interessante, abordando mais especificamente o conteúdo sobre as serpentes. O diferencial da proposta é o uso da EA como ferramenta, integrada a concepção construtivista de Jean Piaget, que age no conhecimento individual, respeitando as fases cognitivas. Uma vez que esta proposta educativa seja aplicada, espera-se colaborar no processo de desmistificação das serpentes, além de sensibilizar os alunos para o respeito a biodiversidade e à conservação ambiental. |
Abstract: | The Environmental Education (EE) has been a great ally in raising awareness, conservation and awareness of the population, processes that will act as mitigators in the serious environmental problems caused by today's society. Conserving a species involves, among other tools, the application of EE, because only then the information arrives and can be perceived by the population. In this work, an educational intervention proposal is presented, to be applied mainly in the last four years of elementary school, which can collaborate with the educator and make teaching about zoology more interesting, addressing more specifically the content about snakes. The differential of the proposal is the use of EE as a tool, integrated with the constructivist conception of Jean Piaget, which acts on individual knowledge, respecting the cognitive phases. Once this educational proposal is applied, it is expected to collaborate in the process of demystifying the snakes, in addition to sensitizing students to respect for biodiversity and environmental conservation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59515 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_slbezerra.pdf | 218,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.