Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59514
Tipo: | TCC |
Título : | Diários de aula no processo de formação de um docente em biologia: é possível traçar o meu perfil de professor? |
Autor : | Santos, Rivando Marques dos |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave : | Formação de professores;Diários reflexivos;Perfil docente;Narrativas autobiográficas |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SANTOS, Rivando Marques dos. Diários de aula no processo de formação de um docente em biologia: é possível traçar o meu perfil de professor? 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Os diários de aula são ferramentas pedagógicas importantes que auxiliam a formação continuada de professores fazendo-os pensar e (re)pensar sua prática como sujeitos passíveis de transformação. O objetivo deste trabalho é evidenciar o meu perfil de professor por meio dos meus diários de aula utilizados como instrumento de reflexão a partir de minha atuação como estudante de licenciatura em Ciências Biológicas em meus estágios supervisionados. A abordagem de investigação utilizada é de cunho qualitativo utilizando como material empírico narrativas do estagiário nos seus diários de aula. Foi verificado que, por meio das narrativas presentes nos diários o perfil do estagiário ficou claro: mostrando que como professor estagiário estimulei a relação de proximidade, de abertura com os alunos, procurei novos conhecimentos, sou crítico, curioso, estimulador do desenvolvimento autônomo do estudante, transmissor de conhecimento, criador de participação e auto-organizado no âmbito pessoal e profissional. A pesquisa mostra que por meio de diários é possível que os indivíduos repensem suas ações por meio de suas próprias narrativas, vivências e história, como maneira de construir sua identidade própria tanto no que diz respeito ao profissional como pessoal, já que cada indivíduo é único, tem sua própria maneira de pensar, agir e viver. |
Abstract: | The class diaries are important pedagogical tools that help the continuing education of teachers by making them think and (re) think their practice as subjects that can be transformed. The objective of this work is to highlight my teacher profile through my class diaries used as a reflection tool from my performance as a graduate student in Biological Sciences in my supervised internships. The research approach used is of a qualitative nature, using the trainee's narratives as empirical material in his class diaries. It was verified that, through the narratives present in the diaries, the trainee's profile was clear: showing that as a trainee teacher I stimulated the relationship of closeness, openness with the students, I sought new knowledge, I am critical, curious, stimulating the autonomous development of the student, transmitter of knowledge, creator of participation and self-organized on a personal and professional level. Research shows that through diaries it is possible for individuals to rethink their actions through their own narratives, experiences and history, as a way to build their own identity both with regard to professional and personal, since each individual is unique, has its own way of thinking, acting and living. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59514 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_rmsantos.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.