Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArruda, Elano Ferreira-
dc.contributor.authorAlves, Elaine Jesus-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:45:47Z-
dc.date.available2013-09-30T16:45:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationALVES, Elaine Jesus. Avaliação do Programa Bolsa Permanência na Universidade Federal de Tocantins, Campus de Palmas. 2010. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5950-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEvaluation of Public Policiespt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectStudent assistance, Social Inclusionpt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Permanência(Brasil)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Programas de desenvolvimento - Avaliação - Palmas(TO)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Política governamental - Palmas(TO)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectAvaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Bolsa Permanência na Universidade Federal de Tocantins, Campus de Palmaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação, de caráter qualitativo e quantitativo, trata da avaliação do programa Bolsa Permanência na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas. O programa compõe a política de assistência estudantil da UFT e visa conceder ajuda financeira por meio de bolsas a alunos de baixo poder aquisitivo. A pesquisa tem como discussão central a assistência estudantil como direito à inclusão das camadas populares à educação superior. Foram discutidos também conceitos de pobreza e exclusão social. A pesquisa bibliográfica levantou títulos que discutem ainda a avaliação de políticas públicas no Brasil e o contexto político e econômico em que se deu a expansão do ensino superior nas ultimas décadas. A estratégia metodológica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos em prol de obter uma análise profunda da realidade observada, dentro do seu contexto. Assim, foram levantados dados econômicos, políticos e culturais sobre o estado do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins. Também foram realizadas pesquisa documental e entrevistas com os gestores e técnicos do Programa Bolsa Permanência, com o objetivo de reconstruir a trajetória do programa na instituição. A pesquisa de campo envolveu ainda o levantamento do perfil sócio-econômico dos bolsistas com a aplicação de questionários semiabertos com questões relacionadas à identificação do bolsista, dados sobre sua vida acadêmica e a contribuição que o programa teve na permanência desse aluno na universidade. Do universo de 84 bolsistas que participaram do programa entre 2007 e 2008, 26 responderam aos questionários. Os dados revelaram que os bolsistas na sua maioria são jovens, solteiros, não moram com a família, são provenientes de escola pública e possuem renda familiar de até três salários mínimos. Para levantar dados sobre as implicações que o programa teve na vida do bolsista referente às condições de permanência e sócio-econômicas, foram realizadas entrevistas abertas com dez bolsistas entre os que responderam os questionários. Os resultados apontaram que o programa Bolsa Permanência tem contribuído em parte para a permanência dos alunos na instituição. Os bolsistas apontaram outras ações de assistência estudantil, como a construção e manutenção de restaurantes universitários, casa do estudante, quadras esportivas e locais de convivência no campus como necessários para o atendimento efetivo aos alunos de baixo poder aquisitivo da UFT.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010-DIS-EJALVES.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.