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Tipo: TCC
Título: Drogas, escola e questões silenciadas: fui aluno, sou professor, o que faço?
Autor(es): Marrul, Bruno Simão Abu
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Biologia;Drogas na escola;Educação popular;Formação para a cidadania
Data do documento: 2021
Citação: MARRUL, Bruno Simão Abu. Drogas, escola e questões silenciadas: fui aluno, sou professor, o que faço? 2021. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a forma que a temática das drogas é trabalhada nas escolas brasileiras. A questão das drogas vem permeando a escola, seja como conteúdo de alguma disciplina, seja como assunto em questões de valores e crenças. Buscando costurar referências e construir reflexões sobre a problemática, tem como objetivo discutir a forma com que o assunto das drogas é tratado no currículo escolar (oficial e oculto) e quais as consequências geradas pelo discurso “anti-droga” das escolas. Tenta fazer uma reflexão sobre a forma que a temática das drogas é trabalhada nas escolas brasileiras, levantando questionamentos importantes para que o tema seja abordado sem reproduzir o discurso hegemônico que marginaliza os usuários. O trabalho parte de uma análise do vivido em diálogo constante com uma pesquisa bibliográfica. Esta interação entre a produção documental e as narrativas, possibilitará a reflexão sobre o papel do professor quando a questão se mostra presente no ambiente escolar. Tal discussão é essencial na formação do cidadão, seja ele professor ou estudante, pois um conhecimento precário sobre essas substâncias, seus determinantes sociais e efeitos fisiológicos leva a reprodução de tabus e superstições, contribuindo assim para a ignorância que agrava inúmeros problemas sociais
Abstract: The present work aims to bring a reflection on the way that the theme of drugs is worked in Brazilian schools. The issue of drugs has permeated the school, either as the content of some discipline, or as a subject in matters of values and beliefs. Seeking to sew references and build reflections on the issue, it aims to discuss the way in which the subject of drugs is dealt with in the school curriculum (official and hidden) and what are the consequences generated by the schools' “anti-drug” discourse. It tries to reflect on the way that the theme of drugs is worked on in Brazilian schools, raising important questions so that the theme is addressed without reproducing the hegemonic discourse that marginalizes users. The work starts from an analysis of the lived in constant dialogue with a bibliographic research. This interaction between documentary production and narratives, will make it possible to reflect on the role of the teacher when the issue is present in the school environment. Such a discussion is essential in the formation of citizens, whether they are teachers or students, as a precarious knowledge about these substances, their social determinants and physiological effects leads to the reproduction of taboos and superstitions, thus contributing to the ignorance that aggravates countless social problems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59497
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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