Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59490
Tipo: | TCC |
Título : | A educação ambiental na educação básica: análise da abordagem dos temas voltados ao meio ambiente nos livros didáticos |
Autor : | Silva, Ítalo Bruno Cavalcante da |
Tutor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palabras clave : | Atividades escolares;Educação ambiental;Livros didáticos;Valores ambientais |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SILVA, Ítalo Bruno Cavalcante da. A educação ambiental na educação básica: análise da abordagem dos temas voltados ao meio ambiente nos livros didáticos. 2021. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A temática ambiental é indispensável nos currículos escolares e, portanto, está incluída em algumas áreas especificas nos livros escolares. A abordagem de conteúdo e questões ambientais afeta os valores, atitudes e compromissos dos alunos. Após anos de luta entre grupos ambientais, cientistas e instituições, hoje é reconhecida a importância de integrar a Educação Ambiental ao currículo escolar. No entanto, ainda é uma temática pouco abordada nas disciplinas escolares e exigirá inúmeras propostas antes que se possa perceber seu impacto na sociedade. Com isso, nasce o objetivo desse trabalho, focado em analisar o tratamento do conteúdo ambiental abordado nos Livros Didáticos (LD) na educação básica, a partir de uma revisão bibliográfica. Embora os resultados mostrem que o conteúdo ambiental é visível nos livros didáticos, selecionados para a análise, observa-se que é mais encorajada a memorização dos conceitos do que a compreensão de sua complexidade, e que eles são apresentados com uma abordagem que prioriza o uso de recursos naturais por nós humanos, e mais ações globais do que individuais. |
Abstract: | The environmental theme is an indispensable theme in school curricula and, therefore, is included in all school books. The approach to content and environmental issues affects students' values, attitudes and commitments. After years of struggle between environmental groups, scientists and institutions, the importance of integrating Environmental Education into the school curriculum is now recognized. However, it is still a topic that is rarely addressed in school subjects and will require numerous proposals before its impact on society can be realized. With this, the objective of this work was born, focused on analyzing the treatment of environmental content covered in Didactic Books (LD) in basic education. Although the results show that the environmental content is visible in all textbooks, it is observed that it is more encouraged to memorize the notion than to understand its complexity, they are presented with an approach that prioritizes the use of natural resources by us humans , and more global than individual actions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59490 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ibcsilva.pdf | 534,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.