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Tipo: TCC
Título: Inclusão e deficiência intelectual: ensino presencial e remoto sob o olhar de professores de uma sala de atendimento educacional especializado.
Autor(es): Costa, Gleicyanne Vieira da.
Orientador: Mota, Erika Freitas.
Palavras-chave: Inclusão de alunos com deficiência;Escola de ensino regular;Eala do AEE
Data do documento: 2021
Citação: COSTA, Gleicyanne Vieira da. Inclusão e deficiência intelectual: ensino presencial e remoto sob o olhar de professores de uma sala de atendimento educacional especializado. 2021. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: As discussões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiências (PCD) não são recentes, sendo estas pessoas tratadas de acordo com o molde social ao longo do tempo. Atualmente, os alunos com deficiência e seus responsáveis podem optar pela educação em instituições de ensino regular, sendo a inclusão educacional um direito garantido por meio de programas, políticas educacionais e de reabilitação previstas, inclusive, na legislação brasileira. Dessa maneira, tem-se dado um enfoque maior e mais efetivo à educação inclusiva e estudantes com deficiência intelectual (DI). Entretanto, devido às demandas de cuidado e estruturais para esses alunos, nota-se um despreparo das escolas regulares para atender suas necessidades. Nesse contexto, o presente trabalho tinha como objetivo inicial observar e analisar o cotidiano de alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado (AEE) de uma escola regular. Para a realização da pesquisa qualitativa, foi selecionada uma escola da rede pública de ensino regular, na Regional I, que apresenta uma sala do AEE frequentada por alunos com deficiência, principalmente com DI. Desses alunos, foram escolhidos cinco para o desenvolvimento do estudo, o qual envolveu observações de suas interações durante o período em que se encontravam no âmbito escolar. Com a pandemia, buscou-se comparar a inclusão desses alunos durante o período normal de aulas da escola pública regular (início do ano de 2020), onde os alunos com deficiência frequentavam a escola e a sala de recursos multifuncionais, e o período durante a pandemia de Covid-19, o qual as aulas passaram a ser ministradas por meio do WhatsApp e vídeo chamadas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelo atendimento individualizado e o ensino especializado. As entrevistas foram utilizadas para comparar a inclusão dos alunos com DI nesses dois momentos diferentes para o ensino, por meio da análise de conteúdo. Os dados de observação no período antes da pandemia mostraram que os alunos da sala do AEE passam a maior parte do tempo sozinhos, sem nenhuma interação (90% do tempo observado) e são raros momentos de interação com os alunos das salas regulares e com os professores destes alunos. Tal fato está relacionado às diferenças de horários de intervalo entre esses dois grupos (alunos do AEE e alunos regulares) e à falta de um real processo de inclusão dos alunos no ambiente escolar, pois estar dentro da escola regular não significa estar incluído de fato. Houve comunicação com os estudantes do AEE e a família no período de ensino remoto, sendo relatado pelos docentes a importância de manter o vínculo e o ensino dos estudantes com DI.
Abstract: Discussions related to the inclusion of people with disabilities (PWD) are not a recent trend. And such population has been treated according to the social model over time. Currently, disabled students and their guardians can opt for education in regular education institutions, with educational inclusion being a guaranteed right through programs, educational policies, and rehabilitation, being present in the Brazilian legislation. In this way, a greater and more effective focus has been given to people with intellectual disabilities (ID) in the educational area. However, due to the care and structural demands for these students, there is an unpreparedness of regular schools to meet their needs. With this in mind, it was considered relevant to observe and analyze the daily life of disabled students, who attend the multifunctional resource room and the specialized educational teaching room (ETR) of a regular school. And thus, comparing the inclusion of these students during the regular period of classes at the regular public school (beginning of the year 2020), where disabled students attended the school and the multifunctional resource room, and the period of Covid-19 pandemic, in which classes started to be taught WhatsApp and video calls. To carry out the qualitative research, a public school of regular education in Regional I at Fortaleza, Brazil, was selected, which has a specialized educational teaching room (ETR) attended by disabled students, mainly with ID. Of these students, five were chosen for the development of the study, which involved observations of their interactions during the period in which they were at school. In addition, semi-structured interviews were conducted with the teachers responsible for individualized care and specialized teaching. The interviews were used to compare the inclusion of students with ID in two different moments for teaching, through content analysis. The results showed that students in the ETR classroom spend most of their time alone, without any interaction (90% of the time observed). When there is social interaction, it occurs most of the time between them, being rare episodes of interaction with the students of the regular classroom and with the teachers of these students. This fact is related to differences interval time between these two groups (ETR students and regular students) and the lack of a real process of inclusion of students in the school environment, as being in the regular school does not mean being included in facto. Communication with students at ETR and their families in the remote teaching period where the teachers reported the importance of keeping the contact and teaching for those who present ID.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59489
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