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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59486
Type: | TCC |
Title: | O povo tremembé de almofala: apontamentos antropológicos, históricos, etnobiológicos e suas lutas pela educação diferenciada indígena. |
Authors: | Souza, Filipe Maciel de |
Advisor: | Fonteles Filho, José Mendes |
Keywords: | Tremembé;Etnobiologia;Educação indígena;Cultura;Ensino |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SOUZA, Filipe Maciel de. O povo tremembé de almofala: apontamentos antropológicos, históricos, etnobiológicos e suas lutas pela educação diferenciada indígena. 2021. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A emancipação é pertinente a todo indivíduo praticante de sua cultura, inclusive aos que se sentem oprimidos historicamente, principalmente por meios sociopolíticos. Em outras palavras, muitos são calados pelas sistematizações históricas que contrariam a liberdade de expressão. Os povos indígenas, isto é, os nativos, sofreram após o contato com estrangeiros que vinham do alto mar há mais de cinco séculos, sendo censurados de diferentes formas, tornando se vítimas de muitas medidas inibitórias. Hoje, ouve se e sente se ainda a reverberação das atitudes e decisões colonialistas, sendo necessária luta em busca de direitos igualitários a respeito do acesso aos serviços básicos por parte desses mesmos povos. Na área da educação não é diferente. Analisando fatos por meio desta contextualização, o presente trabalho tem como objetivo levantar argumentos de cunhos antropológicos, históricos e etnobiológicos que apoiam as lutas pela Educação Diferenciada Indígena, tendo como referencial os Tremembé de Almofala, no Estado do Ceará. As técnicas para sobrevivência; o bom uso dos frutos do mar e da terra; o respeito às gerações mais antigas, e as variadas formas de linguagem expressadas nos cantos e danças, são elementos que perpassam a cultura Tremembé e exaltam ainda mais a autonomia que este povo merece ter em face da gestão educacional estadual, desprovida de representantes próprios. Para isso, a criação do MITS (Magistério Indígena Tremembé Superior) deu a professores indígenas um perfil personalizado e qualificado aos estudantes indígenas, que antes sofriam discriminações em escolas tradicionais da região. |
Abstract: | Emancipation is relevant to every individual practicing their culture, including those who feel oppressed historically, mainly by socio political means. In other words, many are silenced by historical systematizations that run counter to freedom of expression. Indigenous peoples, that is, natives, suffered after contact with foreigners who came from the high seas more than five centuries ago, being censored in different ways, becoming victims of many injunctions. Today, the reverberation of colonialist attitudes and decisions can still be heard and felt, requiring a struggle in search of egalitarian rights regarding access to basic services by these same peoples. In the area of education it is no different. Analyzing facts through this context, the present work aims to raise anthropological, historical and ethnobiological arguments that support the struggles for Differentiated Indigenous Education, having the Tremembé de Almofala as a reference, in the State of Ceará. The techniques for survival; the good use of seafood and land; respect for older generations, and the varied forms of language expressed in songs and dances, are elements that permeate the Tremembé culture and further exalt the autonomy that these people deserve to have in the face of state educational management, devoid of their own representatives. To this end, the creation of MITS (Tremembé Superior Indigenous Magisterium) gave indigenous teachers a personalized and qualified profile to indigenous students, who previously suffered discrimination in traditional schools in the region. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59486 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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