Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Ronaldo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Andrade, Antônia Andreza Moreira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T18:29:04Z | - |
dc.date.available | 2021-07-12T18:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Antônia Andreza Moreira dos Santos. Formação de professores(as) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFC: um olhar autobiográfico. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59471 | - |
dc.description.abstract | This monographic study analyzes the contributions of the autobiographical method to teacher education in the Biological Sciences degree course. The main objective of the work is to i dentify the elements of the autobiographical method present in the formative itinerary of the course, as well as its relevance for teacher training. The research methodology is based on the construction of an autobiographical narrative, of the experiences lived throughout the course by the author, with research training action as a central category as a fundamental assumption derived from the autobiographical method. As part of the theoretical foundation, we used authors who dedicated themselves to the stud y, organization and publication of works involving the (auto) biographical method and its importance for teacher education; who discuss teacher education through life stories; who articulate biography and education, pointing out that they occur at differen t times in life and in learning spaces, defending the importance of being worked on in educational research; they work with teacher training through experience, articulating the school university training spaces; they work on the history of the curriculum and also the life paths of teachers. In view of what was presented in the theoretical discussion and from the personal experiences narrated, we can conclude that the initial and continuing training of teachers (as) that enhances the work with life stories, favors a deeper reflection on the constitution of teaching . In this sense, we advocate that such training strategies based on the principles of the autobiographical method, be considered and put into practice with more emphasis on the formative itinerar y of undergraduate courses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject | Percurso formativo | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Formação de professores(as) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFC: um olhar autobiográfico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo monográfico analisa as contribuições do método autobiográfico para a formação docente, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho tem como principal objetivo identificar os elementos do método autobiográfico presentes no itinerário formativo do curso, bem como sua relevância para a formação docente. A metodologia da pesquisa baseia-se na construção de uma narrativa autobiográfica, das experiências vividas ao longo do curso pela autora, tendo como categoria central a pesquisa-formação-ação como um pressuposto fundante oriundo do método autobiográfico. Como parte da fundamentação teórica utilizamos autores que se dedicaram ao estudo, organização e publicação de trabalhos envolvendo o método (auto)biográfico e sua importância para a formação de professores; que discutem a formação de professores por meio das histórias de vida; que fazem a articulação entre biografia e educação, apontando que eles ocorrem em diversos momentos da vida e de espaços de aprendizagem, defendendo a importância de serem trabalhadas em pesquisas educacionais; trabalham a formação docente pela experiência, articulando os espaços formativos escola-universidade; trabalham a história do currículo e também os percursos de vida dos professores. Tendo em vista o que foi apresentado na discussão teórica e a partir das experiências pessoais narradas, podemos concluir que a formação inicial e continuada de professores(as) que potencializa o trabalho com histórias de vidas, favorece uma reflexão mais profunda sobre a constituição da docência. Nesse sentido, defendemos que tais estratégias formativas fundamentadas nos princípios do método autobiográfico, sejam consideradas e postas em prática com mais ênfase no itinerário formativo dos cursos de licenciatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_aamsandrade.pdf | 352,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.