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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59438
Type: | TCC |
Title: | O silêncio na formação e o reflexo na sala de aula: por onde andam as questões raciais na construção do futuro professor de ciências e biologia? |
Authors: | Santos, Felipe Ramon |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords: | Identidade;Formação;Racismo |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SANTOS, Felipe Ramon. O silêncio na formação e o reflexo na sala de aula: por onde andam as questões raciais na construção do futuro professor de ciências e biologia? 2020. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Refletindo acerca da minha formação observo o meu percurso na universidade marcado por momentos em que as contradições do ambiente acadêmico me levaram a questionar a minha presença e minha identidade. Quando percebi que esses incômodos eram frutos de uma construção político-histórica conhecida como racismo e que até hoje dá base para as desigualdades sociais do Brasil foi que entendi a importância da minha presença nesses espaços e comecei a olhá-las de uma forma crítica. Com isso me surge a indagação: “por onde andam as discussões raciais na formação do professor de ciências e biologia?”. Tendo como objetivo geral identificar o evento de silenciamento das questões étnico-raciais na formação dos futuros professores de ciências e biologia de uma universidade pública. Foi através das reflexões sobre os momentos de desconforto na sala de aula do estágio associando-as também ao meu percurso nas demais vivências na universidade que pude questionar-me sobre a existência de um evento de silenciamento das questões e formulações étinco-raciais na formação do professor de ciências e biologia. Para a realização dessa pesquisa foi elaborado um questionário virtual destinado a todos os professores formadores que ministram disciplinas ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Utilizo-me das contribuições de autores e conceitos que são base para esse trabalho, sendo eles: Racismo Estrutural (Silvio Almeida); Educação Multicultural (Bell Hooks; Beatriz Sacavino); Identidade e Currículo (Tomaz Tadeu); Branquitude (Cardoso). O questionário que foi a minha principal ferramenta metodológica foi enviada para 76 docentes ao final de mais ou menos 21 dias iniciou-se as análises das respostas com um total de 14 respondentes. O silenciamento das questões étinco-raciais é uma realidade na formação do licenciando em Ciências Biológicas e suas marcas perpassam a formação, e é refletida diretamente na prática docentes. |
Abstract in Spanish: | Reflexionando sobre mi formación observo que mi recorrido en la universidad estuvo marcado por momentos en que las contradicciones del ambiente académico me llevaron a cuestionar mi presencia y mi identidad. Cuando me di cuenta de que esas molestias eran fruto de una construcción político-histórica conocida como racismo y que hasta hoy es la base de las desigualdades sociales en Brasil, fue que comprendí la importancia de mi presencia en esos espacios y empecé a mirarlas de una forma crítica. Con esto me surge la indagación: "¿Por dónde andan las discusiones raciales en la formación del profesor de Ciencias y Biología?". Teniendo como objetivo general identificar el evento de silenciamiento de las cuestiones étnico-raciales en la formación de los futuros profesores de ciencias y biología de una universidad pública. Fue a través de las reflexiones sobre los momentos de incomodidad en las clases de la pasantía, asociándose también a mi camino en las demás vivencias en la universidad que pude preguntarme sobre la existencia de un evento de silenciamiento de las cuestiones y formulaciones étinco-raciales en la formación del profesor de ciencias y biología. Para la realización de esta investigación se elaboró un cuestionario virtual destinado a todos los profesores formadores que ministran disciplinas al curso de Ciencias Biológicas en la Universidad Federal de Ceará. Utilizo las aportaciones de autores y conceptos que son la base de este trabajo, que son: Racismo estructural (Silvio Almeida); Educación multicultural (Bell Hooks; Beatriz Sacavino); Identidad y Currículo (Tomaz Tadeu); Branquitude (Cardoso) El cuestionario que fue mi principal herramienta metodológica fue enviado a 76 docentes al final de más o menos 21 días se empezó el análisis de las respuestas con un total de 14 respuestas. El silenciamiento de las cuestiones étinco-raciales es una realidad en la formación del alumno en licenciatura del curso Ciencias Biológicas y sus marcas atraviesan la formación, y se reflejan directamente en la práctica docentes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59438 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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