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Tipo: Dissertação
Título: Relação entre tópico discursivo e sequência argumentativa para a elaboração de um projeto de texto
Título em inglês: Relationship between discursive topic and argumentative sequence for the elaboration of a text project
Autor(es): Silva, Roberta Francisca Araújo da
Orientador: Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Língua portuguesa - Composição e exercícios;Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental);Comunicação escrita - Programas de atividades
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Roberta Francisca Araújo da. Relação entre tópico discursivo e sequência argumentativa para a elaboração de um projeto de texto. Orientadora: Mônica Magalhães Cavalcante. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O estudo do texto argumentativo, na escola, ainda é uma prática relacionada ao ensino médio, principalmente quando está associado ao gênero redação do Enem. Devido a isso e a outros fatores, os alunos chegam ao ensino médio sem habilidade de construir textos argumentativos mais eficientes. Com a intenção de levar o aluno ao ensino médio com a habilidade de produzir texto argumentativo, o presente trabalho, cujos sujeitos são alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Ceará, propõe uma sequência de atividades que leve o aluno a investir no tópico discursivo tendo em vista a confirmação e a ampliação da tese e dos argumentos em seus textos. Este trabalho investigou como as propriedades do tópico discursivo contribuem para delimitação da tese e dos argumentos, proporcionando ao educando a elaboração de um texto que demonstre, implicitamente, o desenvolvimento de um projeto de texto. Levando em consideração que a argumentação está presente em diversas situações da nossa vida, pretendeu-se, com o trabalho aqui proposto, proporcionar ao aluno atividades por meio das quais eles pudessem desenvolver a capacidade de produzir textos argumentativos desde o ensino fundamental. Este trabalho centrou-se, sobretudo, nas concepções de Jubran (1996; 2006), Adam (2019), Amossy (2011; 2020); Sá (2018), Abaurre (2012), Cavalcante (2012), Cavalcante et. al (2007, 2017), Cavalcante e Paulinikonis (2018), Koch (1991, 2004, 2011), Kock e Elias ( 2012, 2016, 2017), Oliveira (2016). Os resultados alcançados demonstram que as atividades envolvendo as propriedades do tópico discursivo colaboraram para garantir a abordagem, a manutenção e progressão temática dos textos produzidos pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa justifica-se pela relevância do tema para o ensino de produção textual e favorece reflexões em torno da habilidade de argumentar, desenvolvendo o senso crítico dos alunos.
Abstract: The study of the argumentative text at school is still a practice related to high school, especially when it is associated with the genre redação do ENEM. Because of this, students arrive at high school without the ability to construct more efficient argumentative texts. With the intention of taking the student to high school with the ability to produce argumentative text, this work, whose subjects are 9th grade students from a public school in Ceará, proposes a sequence of activities that lead the student to invest in the discursive topic in order to confirm and expand the thesis and arguments in their texts. This work investigated how the properties of the discursive topic contribute to the delimitation of the thesis and arguments, providing the student with the elaboration of a text that implicitly demonstrates the development of a text project. Taking into account that argumentation is present in several situations in our life, it was intended, with the work proposed here, to provide students with activities through which they could develop the ability to produce argumentative texts since elementary school. This work mainly focused on the conceptions of Jubran (1996; 2006), Adam (2019), Amossy (2011; 2020); Sá (2018), Abaurre (2012), Cavalcante (2012), Cavalcante et. al (2007, 2017), Cavalcante and Paulinikonis (2018), koch (1991, 2004, 2011) Kock and Elias (2012, 2016, 2017) Oliveira (2016). The results achieved demonstrate that the activities involving the properties of the discursive topic collaborated to guarantee the approach, maintenance and thematic progression of the texts produced by the students. In this perspective, this research is justified by the relevance of the theme for teaching textual production and favors reflections about the ability to argue, developing students' critical sense.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59353
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