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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de leitura para o poema: propostas de atividades para o Ensino Fundamental II
Título em inglês: Reading strategies for poem: activity proposals for Junior High School
Autor(es): Silva, Luiz Danilo Rodrigues da
Orientador: Oliveira Junior, José Leite de
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Programas de atividades -- Fortaleza (CE);Poesia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Programas de atividades -- Fortaleza (CE);Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Luiz Danilo Rodrigues da. Estratégias de leitura para o poema: propostas de atividades para o Ensino Fundamental II. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A cada ano, pesquisas e avaliações externas em larga escala como o Censo Escolar, o Ideb e o SPAECE indicam um baixo índice de proficiência leitora de alunos do ensino público, tornando o trabalho do docente de Língua Portuguesa desafiador. Foi nesse contexto que esta pesquisa, de caráter interventivo, foi concebida no Mestrado Profissional em Letras – UFC. O público-alvo da proposta de intervenção são os alunos do 8o ano do ensino fundamental II. Como objetivo geral, buscamos analisar a importância que o uso das estratégias de leitura exerce sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente em estudantes com pouca experiência de leitura literária. Para isso, selecionamos textos do gênero poético, visto ser um gênero ainda pouco explorado em sala de aula (quiçá por sua complexidade discursiva e polissêmica) e, por vezes, ser pretexto para uma análise puramente gramatical em manuais didáticos. A base teórica principal esteve ancorada nas concepções de ensino e tipos de leitura consoante Geraldi (2003), Silva (2009), Antunes, 2009) e Travaglia (2009). Sobre a concepção literária e textual do gênero poético, destacamos Aristóteles (1997), Bakhtin (1997), Soares (2007) e Marcuschi (2010). Já sobre a formação do leitor literário e o uso da poesia em sala de aula, destacamos Candido (1985), Freire (1997), Cosson (2012) e Pinheiro (2018). Por fim, apresentamos as definições e exemplos de estratégias de leitura segundo Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Kleiman (2016) e Koch e Elias (2017). A metodologia escolhida foi a pesquisa ação segundo Thiollent (2008) e a taxonomia de Bloom revisada em Anderson (2001) e Leite Jr; Viera (2019). Ao final do trabalho, foi apresentada uma proposta de oficinas de leitura com planos de aulas e atividades sob a luz da BNCC (2017), que oferece ao professor a oportunidade de trabalho com algumas estratégias, dentre elas a conexão, a predição e a inferenciação. Apesar das limitações da pesquisa devido ao contexto pandêmico no período 2020-2021, o saldo positivo prevaleceu frente aos estudos desenvolvidos e ao material didático oferecido a alunos e professores.
Abstract: Annually large-scale external surveys and evaluations such as Censo Escolar, Ideb and SPAECE indicate, each year, a low index of reading proficiency in public school students and this makes the work of the Portuguese language teacher challenging. It was based on this context that this research, of an interventional nature, was conceived in Mestrado Profissional em Letras - UFC. The target audience of this intervention proposal is the students from the 8th year of junior school. As a general objective, we aim to analyze the importance that the use of reading strategies has on the teaching of Portuguese, especially on students with few experience of literary reading. For this, we selected texts of the poetic genre, as it is a still little explored genre in the classroom (perhaps due to its discursive and polysemic complexity) and, at times, it is a pretext for a purely grammatical analysis in textbooks. The main theoretical basis was anchored in the conceptions of teaching and types of reading according to Geraldi (1985), Silva (2009), Antunes (2009) and Travaglia (2009). Regarding the literary and textual conception of the poetic genre, we highlighted Aristotle (1997), Bakhtin (1997), Soares (2007) and Marcuschi (2010). Regarding the formation of the literary reader and the use of poetry in the classroom, we highlighted Candido (1985), Freire (1997), Cosson (2012) and Pinheiro (2018). Finally, we presented the definitions and examples of reading strategies in Solé (1998), Girotto and Souza (2010), Kleiman (2016) and Koch and Elias (2017). The chosen methodology was action research according to Thiollent (2008) and Bloom's taxonomy revised in Anderson (2001) and Leite Jr (2019). At the end of this work, a proposal for reading workshops with lesson plans and activities was presented acoording to BNCC (2017), which offers the teacher the opportunity to work with some strategies, including connection, prediction and inferring . Despite the limitations of the research due to the pandemic context in the period 2020-2021, the positive balance prevailed in relation to the studies developed and the didactic material offered to students and teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59342
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