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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorSantos, Joelma Nogueira dos-
dc.date.accessioned2021-06-30T20:21:10Z-
dc.date.available2021-06-30T20:21:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. Orientador: Hermínio Borges Neto. 2021. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281-
dc.description.abstractThe Mathematics Laboratory is a constituent element of the Mathematics degree course, and its intertwining with teaching enables significant contributions to the preparation of the undergraduate. Its use in this context provides a teaching performance substantiated by mathematical foundations and didactic-pedagogical aspects. The understanding of the connection established by the dimensions pointed out here required a structure based on mathematical activities, involving the action of the teacher and the student. Questions related to the way in which the laboratory is able to contribute to the initial training of teachers and the teaching of mathematics, as well as to the experiences developed by the student, guide this investigation. Therefore, this study proposes a praxis involving the use of the Mathematics and Teaching Laboratory (LME) for the initial training of the teacher of this Science, based on the Fedathi Sequence as a teaching methodology, in one part of the work, and, in the other, as methodological proposal of scientific research supported by the sociological view and a multi-referential perspective of investigative actions, which made it possible to observe, question and describe the investigative events. Supported by the methodological aspects of initial training, difficulties and challenges inherent in teaching practice were related to work possibilities. As a result of the research, some methodological guidelines were structured to explore the formation of the mathematical concept, the reflection on teaching and the application of school mathematical knowledge in the LME, with a view to contributing significantly to the professional practice of the mathematics teacher. It was concluded that the LME is suitable to unite thinking and doing mathematics in the degree and to discuss the teaching of this subject, basing the ideas with the Fedathi Sequence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFedathi, Sequênciapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.titleO Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorPinheiro, Ana Cláudia Mendonça-
dc.description.abstract-ptbrO Laboratório de Matemática é elemento constituinte do curso de Licenciatura em Matemática, e seu entrelaçamento com o ensino possibilita significativas contribuições para a preparação do licenciando. Sua utilização nesse contexto propicia uma atuação docente substanciada dos fundamentos matemáticos e de aspectos didáticopedagógicos. O entendimento da conexão estabelecida pelas dimensões aqui apontadas necessitou de uma estrutura assentada em atividades matemáticas, envolvendo a ação do professor e do licenciando. As questões relacionadas à maneira como o laboratório é capaz de contribuir na formação inicial do professor e no ensino de matemática, assim como nas experiências desenvolvidas pelo licenciando, direcionam esta investigação. Logo, este estudo propõe uma práxis envolvendo o uso do Laboratório de Matemática e Ensino (LME) para a formação inicial do professor desta Ciência, com base na Sequência Fedathi como metodologia de ensino, em uma parte do trabalho, e, na outra, como proposta metodológica de pesquisa científica com suporte na visão sociológica e numa perspectiva multirreferencial de ações investigativas, o que possibilitou observar, questionar e descrever os acontecimentos investigativos. Com suporte nos aspectos metodológicos da formação inicial, foram relacionadas às possibilidades de trabalho dificuldades e desafios inerentes à prática docente. Como resultado da pesquisa, ficaram estruturadas algumas orientações metodológicas para explorar a formação do conceito matemático, a reflexão do ensino e a aplicação do saber matemático escolar no LME, com vistas a contribuir significativamente para a prática profissional do professor de matemática. Concluiuse que o LME é propício para unir o pensar e o fazer matemático na licenciatura e discutir o ensino desta matéria, fundamentando as ideias com a Sequência Fedathipt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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