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Type: TCC
Title: Utilização de tecnologia de som binaural na teleducação na área de disfunção temporomandibular e dor orofacial: desenvolvimento de áudio didático
Authors: Catunda, Livia Girão
Advisor: Fiamengui, Lívia Maria Sales Pinto
Keywords: Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular;Dor Facial;Educação à Distância
Issue Date: 29-Jun-2021
Citation: CATUNDA, L. G. Utilização de tecnologia de som binaural na teleducação na área de disfunção temporomandibular e dor orofacial: desenvolvimento de áudio didático. 2021. 28 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução: A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem as Articulações Temporomandibulares, os músculos mastigatórios e estruturas associadas, apresentando dor e ruídos articulares como queixas frequentes. No Brasil, grades curriculares de cursos de Graduação em Odontologia que contemplem a especialidade de DTM e Dor Orofacial são infrequentes e não obrigatórias. Além disso, estas desordens apresentam grande complexidade, o que gera dificuldade no diagnóstico e aprendizado. A utilização de metodologias ativas tem sido sugerida para melhoria nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente na área da saúde, onde aprendizagem baseada em problemas se mostra eficaz. No Brasil, a pandemia da COVID-19 desencadeou diversas mudanças no ensino, as quais devem permanecer, mesmo que parcialmente, após mudança do cenário atual. A técnica binaural é baseada na audição humana, dando uma rica sensação espacial ao som, permitindo, ao ouvinte, uma sensação tridimensional do som. Objetivo: Este trabalho objetivou desenvolver áudios didáticos, a serem validados, para utilização como ferramenta auxiliar no processo de teleeducação na área de DTM e Dor Orofacial. Metodologia e resultados: Este tratou-se de um estudo de elaboração de instrumento produzido através de tecnologia binaural. Para tal, dois roteiros, com base nos Critérios de Diagnóstico para DTM, foram desenvolvidos e utilizados para a criação de dois áudios. O som produzido foi captado por Microfone Condensador e processado por Software de Gravação Digital. Posteriormente, os áudios foram mixados e editados. Os áudios foram produzidos por quatro colaboradores e apresentaram duração de 4:30 min e 2:47 min, os quais serão submetidos, posteriormente, a etapas de validação. Conclusão: A utilização de tecnologia binaural permitiu o desenvolvimento de áudios didáticos os quais possivelmente, após realização de demais etapas de processo de desenvolvimento de instrumento, poderão ser utilizados como ferramenta para ensino na área de DTM e Dor Orofacial.
Abstract: Introduction: Temporomandibular Disorder (TMD) is a group of musculoskeletal and neuromuscular conditions involving the Temporomandibular Joints, masticatory muscles and associated structures, bending and joint noises as previous complaints. In Brazil, the curriculum of undergraduate courses in Dentistry that include the specialty of TMD and Orofacial Pain are infrequent and not mandatory. In addition, these disorders are highly complex, which makes diagnosis and learning difficult. The use of active methodologies has been suggested to improve teaching-learning processes, especially in the health area, where problem-based learning is effective. In Brazil, the COVID-19 pandemic triggered several changes in education, as they should remain, even if partially, after the change in the current scenario. The binaural technique is based on human hearing, giving a rich spatial sensation to the sound, allowing the listener to have a three-dimensional sensation of sound. Objective: This study aimed to develop didactic audios, to be validated, for use as an auxiliary tool in the teleeducation process in the area of TMD and Orofacial Pain. Methodology and results: This was a study of the elaboration of an instrument produced using binaural technology. To this end, two scripts, based on the Diagnostic Criteria for TMD, were developed and used to create two audios. The produced sound was captured by Condenser Microphone and processed by Digital Recording Software. Afterwards, the audios were mixed and edited. The audios were produced by four collaborators and had a duration of 4:30 min and 2:47 min, which will be subsequently submitted to validation steps. Conclusion: The use of binaural technology allowed the development of didactic audios which, possibly, after carrying out other stages of the instrument development process, can be used as a teaching tool in the area of TMD and Orofacial Pain.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59266
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