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Type: Artigo de Evento
Title: Análise de estabilidade de contenção tipo terra armada, a partir de ângulo de atrito interno teórico e real
Authors: Fonteles, Caio Queiroz
Mendes, Giullia Carolina de Melo
Farias, Teresa Raquel Lima
Bastos, Juceline Batista dos Santos
Aguiar, Marcos Fábio Porto de
Keywords: Estabilidade;Contenção;Terra Armada;Ângulo de atrito teórico e real
Issue Date: 2019
Citation: FONTELES, Caio Queiroz; MENDES, Giullia Carolina de Melo; FARIAS, Teresa Raquel Lima; BASTOS, Juceline Batista dos Santos; AGUIAR, Marcos Fábio Porto de. Análise de estabilidade de contenção tipo terra armada, a partir de ângulo de atrito interno teórico e real. In: SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA - SEFE, 9º.; FEIRA DA INDUSTRIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA, 3ª., 4 a 6 jun. 2019, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, Brasil, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Analisou-se o dimensionamento de uma estrutura do tipo Terra Armada por meio da determinação de fatores de segurança quanto à estabilidade externa e interna, além da comparação desses, a partir de ângulo de atrito interno teórico e real. Foram realizados ensaios de granulometria, compactação e triaxial. Obteve-se ângulo de atrito interno teórico de 34º com base na literatura e na caracterização do material e real de 36° a partir do ensaio triaxial. Verificou-se que os fatores de segurança calculados com o ângulo de atrito real foram de 7% a 17% maiores em comparação com aqueles obtidos com o dado teórico. Verificou-se que o dimensionamento da estrutura a partir do ângulo de atrito teórico foi racional, tendo em vista que atendeu aos limites de fatores de segurança e não os extrapolou demasiadamente. Porém, sugere-se que mais estudos avaliem os parâmetros geotécnicos dos materiais em uso, permitindo a obtenção de estruturas mais realistas.
Abstract: The design of a reinforced earth was analyzed by means of the safety factors determination regarding the external and internal stability, besides the comparison of these, by means from theoretical and real internal friction angle. Grain size distribution, compaction and triaxial tests were performed. A theoretical internal friction angle of 34° was obtained based on the literature and material characterization and real of the 36° from the triaxial test. It was found that the safety factors calculated with the actual friction angle were 7% to 17% higher compared to those obtained with the theoretical data. It was verified that the design of the structure from the theoretical angle of friction was as expected, considering that it met the limits of safety factors and did not extrapolate them too much. However, it is suggested that more studies evaluate the geotechnical parameters of the materials in use, allowing the acquisition of more realistic structures.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59178
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