Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático
Título en inglés: Awareness and preservation of a river: pedagogical proposal through a didatic game
Autor : Santana, Isabel Cristina Higino
Rezende, Carla Ferreira
Silva, Jose Roberto Feitosa
Palabras clave : Recurso didático;Ensino de ciência;Educação ambiental
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Citación : SANTANA, Isabel Cristina Higino; REZENDE, Carla Ferreira; SILVA, José Roberto Feitosa. Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 5, n. 14, p. 405-420, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsídios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.
Abstract: The general objective of this article is to examine a proposal for using a didactic game as a methodology to promote the dissemination of teaching focused on environmental issues; it emphasizes knowledge of the socio-environmental aspects of the Mundaú River, one of the main water flows of the Coastal Basin, Ceará-Brazil. The trail game, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar (Walking along the Mundaú River: getting to know it and preserve it), is composed of various elements, aimed at students aged 12 and older. It is expected that the enjoyment produced in playing this game contributes to training the participants, activating skills such as imagination and creativity, and enhancing motivation and interaction. It is also expected that the game’s representation of situations faced in daily life, enhances conscious environmental perceptions against a preservationist and sustainable background.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59151
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DBIO - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
File Description SizeFormat 
2019_art_ichsantana.pdf271,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.