Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Érika de Sousa-
dc.contributor.authorGominho Filho, Amilson de Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Marcelle Beatriz Maria Cabral dos-
dc.date.accessioned2021-06-21T23:58:28Z-
dc.date.available2021-06-21T23:58:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Érika de Sousa; GOMINHO FILHO, Amilson de Carvalho; SANTOS, Marcelle Beatriz Maria Cabral dos. Educação no cenário capitalista: reverberações subjetivas em jovens universitários. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 220-241, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59128-
dc.description.abstractThe present study tried to understand the vectors - subjects, contexts, politics - that permeate university experiences, as well as the psychosocial reverberations of the current political-economic scenario, in the graduation of 14 young students in a public and up - country higher education institution. To reach the objective, individual interviews were accomplished and submitted to the Content Analysis. In this way, it was found a strong presence of neoliberal ideals, typical of capitalism, in the lifestyle of these people, as also negative psychosocial impacts of successive cuts in investment in education. Besides, the challenges to youth autonomy are highlighted, also friendship relations as promoters of quality of life and academic connection was evidenced.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectInstituição pública de educação superiorpt_BR
dc.titleEducação no cenário capitalista: reverberações subjetivas em jovens universitáriospt_BR
dc.title.alternativeLa educación en el escenario capitalista: reverberaciones subjetivas en estudiantes universitariospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo buscou compreender vetores - sujeitos, contextos, políticas - que atravessam vivências universitárias juvenis, bem como investigou reverberações psicossociais do atual cenário político-econômico junto a 14 jovens estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública e interiorizada. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais, posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo. Como resultados, encontrou-se a presença de ideais neoliberais, próprio s do capitalismo, nos modos de vida desses jovens. Também impactos psicossociais negativos dos sucessivos cortes de investimentos em educação foram destacados. Ainda, ressaltam-se desafios à autonomia juvenil, bem como as relações de amizade como promotoras de qualidade de vida e vinculação acadêmica.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente estudio buscó comprender vectores - sujetos, contextos, políticas - que atraviesan experiencias universitarias juveniles, así como investigar las reverberaciones psicosociales del escenario político-económico actual en 14 jóvenes estudiantes de una Institución de Educación Superior pública del interior. Con este fin, se eligieron personas y posteriormente se sometieron a Análisis de contenido. Como resultado, se encontró la presencia de ideales neoliberales, propios del capitalismo, en las formas de vida de los jóvenes, así como impactos psicosociales negativos de los sucesivos recortes en las inversiones en educación. Aún así, se destacan los desafíos a la autonomía de los jóvenes, así como las relaciones de amistad como impulsoras de la calidad de vida y los lazos académicos.pt_BR
dc.title.enEducation in capitalist scenario: subjectives reverberations in young graduate studentspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_esmendonçaacgfilho.pdf364,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.