Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tabosa, Hamilton Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Lidia Eugenia | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T19:06:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T19:06:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | TABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-6949 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Curso de Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Combate à evasão | pt_BR |
dc.title | Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso. | pt_BR |
dc.title.en | Dropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_hrtabosa_lecavalcante.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.