Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTabosa, Hamilton Rodrigues-
dc.contributor.authorCavalcante, Lidia Eugenia-
dc.date.accessioned2021-06-19T19:06:00Z-
dc.date.available2021-06-19T19:06:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6949-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão no ensino superiorpt_BR
dc.subjectCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.subjectCombate à evasãopt_BR
dc.titleEvasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.pt_BR
dc.title.enDropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of Cearápt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_hrtabosa_lecavalcante.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.