Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59097
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Avaliação centrada no cliente: tecnologia para a promoção da acessibilidade infocomunicacional em transmissões ao vivo (lives) no cenário da pandemia da Covid-19
Autor(es): Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Moreira, José César Pontes
Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Acessibilidade informacional;Acessibilidade infocomunicacional;Avaliação da aprendizagem;Plurissaberes;Transmissão ao vivo (live);YourStream;Deficiência auditiva;Pessoas com deficiência;Audiodescrição;Net Promoter Score (NPS);Competência infomidiática
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: e-Publicar
Citação: FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; MOREIRA, José César Pontes; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação centrada no cliente: tecnologia para a promoção da acessibilidade infocomunicacional em transmissões ao vivo (lives) no cenário da pandemia da Covid-19. In: LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo (org.). Avaliação de programas educacionais: diversidade de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. cap. 11, p. 185-197.
Resumo: No cenário de pandemia da Covid-19, a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, através de seu canal no YouTube ‘Plurissaberes BCH UFC’, passou a oferecer para os usuários/clientes/consumidores conteúdos informacionais e educativos, além de realizar seus eventos, como foi o caso da V Semana de Metodologia e Produção Científica (SMPC 2020), de forma online por meio de transmissões ao vivo, em inglês lives. A avaliação “ex post” realizada neste trabalho, tendo os deficientes visuais como os consumidores/clientes e a plataforma YourStream como tecnologia objeto de avaliação, teve como objetivo principal: avaliar a satisfação do cliente da tecnologia de acessibilidade e inclusão infocomunicacional YourStream, no modo audiodescrição, em eventos transmitidos ao vivo através da internet, utilizando como métrica o Net Promoter Score (NPS) Realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, adotando como procedimento técnico a pesquisa-ação e como técnica de análise dos dados qualitativos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59097
ISBN: 978-65-89340-03-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro
COVID-19 - Trabalhos relacionados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_jdpbfernandes_b.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.