Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59052
Tipo: | TCC |
Título : | Design gráfico como estratégia para discutir e sensibilizar acerca do contexto de jovens em acolhimento institucional de Fortaleza |
Autor : | Bessa Filho, Francisco Alberto |
Tutor: | Barros, Camila Bezerra Furtado |
Palabras clave : | Livro ilustrado;Infância;Ilustração;Design editorial;História de vida |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | BESSA FILHO, F. A. Design gráfico como estratégia para discutir e sensibilizar acerca do contexto de jovens em acolhimento institucional de Fortaleza. 2021. 95 f. Monografia (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho envolve uma pesquisa de caráter transdisciplinar, a qual relaciona, por meio de uma análise crítica, o contexto de Adoção e Acolhimento Institucional do Brasil e do Ceará com o papel social do Design Gráfico, com foco no livro ilustrado. Para isso, construiu-se uma reflexão histórica sobre as várias maneiras em que as crianças vêm sendo tuteladas pelas instituições brasileiras, acompanhada de uma análise dos dados do Sistema Nacional de Adoção (2020). Em seguida, discute-se sobre as vivências e os afetos presentes nas Instituições de Acolhimento Institucional, com Santos e Boucinha (2011), Arpini (2003) e Marin (1998). Para posteriormente apresentar-se reflexões sobre o papel social e político do Design, a partir de Cardoso (2008), Latour (2014), Moura (2018) e Krippendorff (2000), especificando na atuação do campo gráfico com Miyashiro (2011), Neves (2011) e Bonsiepe (2008), até se chegar no livro ilustrado, em que se discute a relação entre texto e imagem com Linden (2011). Toda a pesquisa baseou-se na metodologia projetual de Munari (2008), adaptada pelo autor de acordo com as etapas projetuais. Desse modo, a relevância desta pesquisa está na compreensão das implicações que se dão na vida de crianças e adolescentes que vivem o processo adotivo, e como o Design pode ser abordado nesse contexto como ferramenta política que incide e altera o âmbito social e suas relações afetivas. |
Abstract: | The present work involves a transdisciplinary research, which relates, through a critical analysis, the context of Institutional Adoption and Reception of Brazil and Ceará with the social role of Graphic Design, focusing on the illustrated book. For this, a historical reflection was built on the various ways in which children have been tutored by Brazilian institutions, accompanied by an analysis of data from the National Adoption System (2020). Then, it discusses the experiences and affections present in Institutions of Institutional Reception, with Santos and Boucinha (2011), Arpini (2003) and Marin (1998). To later present reflections on the social and political role of Design, from Cardoso (2008), Latour (2014), Moura (2018) and Krippendorff (2000), specifying the performance of the graphic field with Miyashiro (2011), Neves (2011) and Bonsiepe (2008), until arriving at the illustrated book, in which the relationship between text and image is discussed with Linden (2011). All the research was based on the design methodology of Munari (2008), adapted by the author according to the design steps. Thus, the relevance of this research is in the understanding of the implications that occur in the lives of children and adolescents who live the adoptive process, and how Design can be approached in this context as a political tool that affects and changes the social scope and its affective relationships. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59052 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fabfilho.pdf | 18,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.