Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Lídia Amélia de Barros | - |
dc.contributor.author | Lima Neto, José Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T22:14:53Z | - |
dc.date.available | 2021-06-16T22:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, José Ferreira. The challenges faced by english undergraduate students in writing their final papers. Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2019. 30 f. TCC (Monografia) - Curso de Graduação em Letras Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59046 | - |
dc.description.abstract | The process of English language academic writing is a complex task faced by college students around the world. Complexity tends to increase when a student has to write his or her homework in a foreign language. To find evidence about the difficulty encountered by the students of the night English language course of the Federal University of Ceará (UFC), three questionnaires and interviews were applied to two focus groups of participants, in three stages. In the first stage, Group 1: composed of ten newly graduated students answered the questionnaire. In phase 2, Group 2, Formed by seven students who were in the writing phase of the TCC answered the questionnaire. The present study analyzed which factors were mentioned in both focus groups. In the third stage, a follow-up interview was conducted to help understand how this process of teaching English academic writing has been taking place within the UFC undergraduate course. The theoretical framework used to analyze the answers was a study by Lavelle (2001), The Writing Approaches of University Students. The study revealed that students feel that they could be better oriented from the beginning of the course and not just at the end, and reflect on the importance of academic writing for the academic and professional life of participants. Data analysis has suggested that one of the major factors in preventing students from achieving a satisfactory result in English-language academic writing is that students have little or no such practice in primary and secondary education. The data showed that the need to follow specific rules regarding the academic writing genre tends to deprive students of their creativity, making it difficult for students to expose their voice in the text. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Inglês como segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Proficiência em língua estrangeira | pt_BR |
dc.title | The challenges faced by english undergraduate students in writing their final papers | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo de escrita acadêmica em língua Inglesa é uma tarefa complexa enfrentada por alunos universitários espalhados ao redor do mundo. A complexidade tende a aumentar quando o aluno tem que escrever seu trabalho de conclusão de curso na língua estrangeira. Com a finalidade de encontrar evidências sobre a dificuldade encontrada pelos alunos do curso de letras Inglês noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC), Foram aplicados três questionários e entrevistas a dois grupos focais de participantes, em três etapas. Na primeira etapa, o Grupo 1: composto por dez alunos recémformados responderam ao questionário. Na fase 2, o Grupo 2, formado por sete alunos que se encontravam em fase de escrita do TCC responderam ao questionário. O presente estudo analisou quais fatores foram mencionados nos dois grupos focais. Na terceira etapa, uma entrevista de acompanhamento foi conduzida para auxiliar a compreensão de como este processo de ensino da escrita acadêmica em língua inglesa vem acontecendo dentro do curso de graduação da UFC. O referencial teórico utilizado para analisar as respostas foi um estudo realizado por Lavelle (2001), The writing approaches of university students. O estudo revelou que os alunos sentem que poderiam ser mais bem orientados desde o início do curso e não apenas no final, além de apresentar reflexões sobre a importância da escrita acadêmica para a vida acadêmica e profissional dos participantes. A análise de dados sugeriu que um dos fatores preponderantes para que os alunos não consigam um resultado satisfatório na escrita acadêmica em língua Inglesa, se dá ao fato dos estudantes terem pouca ou quase nenhuma prática com esse gênero na educação básica e secundária. Os dados evidenciaram que a necessidade de seguir regras específicas com relação ao gênero escrita acadêmica tendem a tirar do aluno a sua criatividade, fazendo com que o aluno encontre dificuldade de expor sua própria voz no texto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jflimaneto.pdf | 334,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.