Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59042
Type: TCC
Title: Avaliação sobre a utilização de ambiente virtuais de aprendizagem como ferramenta de suporte nas disciplinas presenciais de graduação em Redes de computadores
Authors: Silva, Francisco Herick Valerio da
Advisor: Lima, Alberto Sampaio de
Keywords: Ambientes Virtuais de Aprendizagem;Ensino a Distância;Redes de Computadores;Moodle
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Francisco Herick Valerio da. Avaliação sobre a utilização de ambiente virtuais de aprendizagem como ferramenta de suporte nas disciplinas presenciais de graduação em Redes de computadores. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Pensando em avaliar o impacto e desempenho dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos cursos de graduação superior, foi realizado através deste trabalho, metodologia de pesquisas com alunos e professores para saber o grau de satisfação de um Ambiente Virtual de Aprendizado como suporte nas disciplinas presencias. Nesse caso, foi usado como o exemplo o curso de Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará, usando a plataforma Moodle. Com os resultados apurados através de questionários online, os resultados foram analisados e aplicado em uma escala de Likert a fim de mostrar os resultados finais deste trabalho. Vale ressaltar que esse trabalho não só procurou levantar dados de opiniões como também mostrar que um Ambiente Virtual de Aprendizado interfere em alunos de cursos variados e em alunos com rotinas de vida que dificultam na vida acadêmica.
Abstract: Thinking about evaluating the impact and performance of the Virtual Learning Environments in the undergraduate courses, it was carried out through this work, research methodology with students and teachers to know the degree of satisfaction of a Virtual Learning Environment as support in the classroom disciplines. In this case, the Computer Networks course at the Federal University of Ceará was used as an example, using the Moodle platform. With the results obtained through online questionnaires, the results were analyzed and applied on a Likert scale in order to show the final results of this work. It is worth mentioning that this work not only sought to gather data from opinions, but also to show that a Virtual Learning Environment interferes with students of varied courses and with students with life routines that make academic life difficult.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59042
Appears in Collections:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_fhvdasilva.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.