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Tipo: TCC
Título: Moda, design e colonialidades: aproximações e divergências com o ser, saber e fazer artesanal cearense
Autor(es): Souza, Sanderson do Amaral
Orientador: Barros, Camila Bezerra Furtado
Palavras-chave: Artesanato;Cultura;Design decolonial;Colonialidade;Capitalismo;Moda;Design e discurso
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, S. A. Moda, design e colonialidades: aproximações e divergências com o ser, saber e fazer artesanal cearense. 2021.113 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo estudar os saberes e fazeres do artesanato cearense e as suas relações com o design e a moda, evidenciando as relações entre modernidade e colonialidade a fim de propor um artefato gráfico que proponha reflexões trazidas ao longo da pesquisa tendo como base a materialidade regional. Ao longo da pesquisa são debatidos temáticas de diferentes áreas do conhecimento e trazendo as visões e argumentações dos autores citados, dessa forma, configurando-se como resumo do assunto e análise dos temas. A começar contextualizando o termo design e suas significações, assim como o seu desenvolvimento e transformações ao longo do tempo, como estudado por Bruno Latour (2014) e Krippendorf (2000), assim como o termo moda, campo estudado ao longo da pesquisa evidenciando as questões sociais que rodeiam os seus fazeres, significados, seus diálogos com a sociedade e com o capitalismo artista, como estudados por Gilles Lipovetsky e Jean Serroy (2015), dentre outros autores. Objetivando um debate a respeito das relações de poder e dominação exercidas pela modernidade e pela colonialidade sobre as culturas externas a matriz colonial de poder, dessa forma trazendo os conceitos de colonialidade e decolonialidade, estudados por Walter Mignolo (2017) e Arturo Escobar (2016). A pesquisa tem como cenário os seres, saberes e fazeres que compõem o artesanato cearense e a sua riqueza em técnicas e tipologias e busca evidenciar o caráter colonizador do design e da moda quando se apropriam e incorporam em suas produções o artesanato para que possam provocar no consumidor o desejo de compra. Ao final da pesquisa, são apontadas diretrizes norteadoras para o desenvolvimento do projeto, sendo esse projeto um artefato gráfico de design que se enquadra na modalidade de produto editorial crítico e discursivo não comercial, produzido com o intuito de manifestar visualmente as constatações trazidas ao longo da pesquisa através de uma linguagem de intervenções híbridas entre manuais e digitais, conjugando formas e elementos gráficos.
Abstract: The research aims to study the knowledge and practices of Ceará crafts and their relationship with design and fashion, highlighting the relationship between modernity and coloniality in order to propose a graphic artifact that proposes reflections brought along the research based on the regional materiality. Throughout the research, themes from different areas of knowledge are debated and bringing the views and arguments of the authors mentioned, thus configuring themselves as a summary of the subject and analysis of the themes. To begin by contextualizing the term design and its meanings, as well as its development and transformations over time, as studied by Bruno Latour (2014) and Krippendorf (2000), as well as the term fashion, a field studied throughout the research showing the social issues that surround their actions, meanings, their dialogues with society and with artist capitalism, as studied by Gilles Lipovetsky and Jean Serroy (2015), among other authors. Aiming at a debate about the relations of power and domination exercised by modernity and coloniality over cultures outside the colonial matrix of power, thus bringing the concepts of coloniality and decoloniality, studied by Walter Mignolo (2017) and Arturo Escobar (2016) . The research is based on the beings, knowledge and practices that make up Ceará’s handcraft and its richness in techniques and typologies and seeks to highlight the colonizing character of design and fashion when they appropriate and incorporate handcrafts in their productions so that they can provoke in the consumer the desire to buy. At the end of the research, guiding guidelines for the development of the project are pointed out, this project being a graphic artifact of design that fits into the modality of critical and discursive non-commercial editorial product, produced with the aim of visually manifesting the findings brought along the research through a language of hybrid interventions between manual and digital, combining shapes and graphic elements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59032
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