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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59014
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Tecnologia, redes sociais e educação: produção colaborativa do conhecimento no ensino de química |
Otros títulos : | Tecnología, redes sociales y educación: producción colaborativa del conocimiento en la enseñanza de química |
Título en inglés: | Technology, social networks and education: collaborative production of knowledge in chemistry |
Autor : | Vagula, Edilaine Nascimento, Mari Clair Moro Gasparin, João Luiz |
Palabras clave : | Tecnologias educacionais;Ensino de química;Aprendizagem colaborativa;Formação de professores |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | VAGULA, Edilaine; NASCIMENTO, Mari Clair Moro; GASPARIN, João Luiz. Tecnologia, redes sociais e educação: produção colaborativa do conhecimento no ensino de química. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 168-185, jan./abr. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo, de abordagem qualitativa exploratória, apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida durante um processo de formação inicial com o objetivo de analisar as concepções de futuros professores a respeito da utilização das tecnologias e o potencial educativo das redes sociais no ensino de Química. Foram sujeitos desta pesquisa 14 graduandos do curso de Química de uma universidade pública. Utilizou-se o questionário para a coleta dos dados. Nos dizeres dos graduandos, as redes sociais constituem espaço de construção social do conhecimento, sendo possível a sua utilização na escola. Os graduandos participantes do estudo reconhecem a relevância da tecnologia nas práticas docentes, principal mente por favorecer aos alunos o acesso aos conteúdos que compõem o currículo escolar e a prática colaborativa. Conclui-se que a colaboração permite ao professor acompanhar a comunicação entre os alunos e a ampliação das suas aprendizagens. Tecnologia e inovações pedagógicas possibilitam maior autonomia aos educandos, favorecendo a construção do conhecimento e a cooperação. |
Abstract: | This qualitative exploratory article presents the results of a research developed during an initial teaching training process with the objective of analyzing the conceptions of future teachers concerning the use of technologies and the educational potential of social networks in the teaching of Chemistry. A total of 14 undergraduates from the Chemistry degree at a public university were subjects, and a semistructured questionnaire was used to collect the data. In the view of the undergraduates, it was evidenced that the social networks is a space of social construction of the knowledge, being possible its use in the school. They recognized the relevance of technology in teaching practices, mainly by favoring the students’ access to the contents that make up the school curriculum and the collaborative practice. It can be concluded that this collaboration allows the teachers to follow the communication between the students and the expansion of their learning. Technology and pedagogical innovations allow greater autonomy for students, supporting the construction of knowledge and cooperation. |
Resumen en español: | El artículo, con un enfoque exploratorio cualitativo, presenta los resultados de una investigación desarrollada durante un proceso de formación inicial con el objetivo de analizar las concepciones de los futuros docentes sobre el uso de tecnologías y el potencial educativo de las redes sociales en la enseñanza de Química. Los sujetos de esta investigación fueron 14 estudiantes de pregrado de la carrera de Química de una universidad pública. El cuestionario se utilizó para la recolección de datos. En las declaraciones de los estudiantes de pregrado, aparece que las redes sociales son un espacio para la construcción social del conocimiento, posibilitando su uso en la escuela. Los estudiantes universitarios participantes del estudio reconocen la relevancia de la tecnología en las prácticas docentes, principalmente al favorecer el acceso de los estudiantes a los contenidos que componen el currículo escolar y la práctica colaborativa. Se concluye que la colaboración permite al profesor acompañar la comunicación entre los alumnos y la expansión de su aprendizaje. Las innovaciones tecnológicas y pedagógicas permiten a los estudiantes una mayor autonomía, favoreciendo la construcción del conocimiento y la cooperación. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59014 |
ISSN : | 2526-0847 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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