Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59008
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Simulação, oficina e roda de conversa: estratégias de aprendizagem ativa na saúde
Título(s) alternativo(s): Simulación, taller y charlas: estrategias para el aprendizaje activo en la salud
Título em inglês: Simulation, workshop and conversation circle: strategies for active learning in health
Autor(es): Nascimento, Ananda Kenney da Cunha
Baduy, Rossana Staevie
Palavras-chave: Educação permanente em saúde;Educação na saúde;Metodologias ativas de aprendizagem;Ensinagem;Educação e trabalho na saúde
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha; BADUY, Rossana Staevie. Simulação, oficina e roda de conversa: estratégias de aprendizagem ativa na saúde. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 152-167, jan./abr. 2021.
Resumo: As ações educativas que vêm sendo implementadas na Educação Permanente em Saúde (EPS) têm se alinhado às demandas cotidianas encontradas na prática dos serviços de saúde, fazendo uso de estratégias de “ensinagem”: aprendizagem ativa e colaborativa. No presente material, apresentamos três roteiros para serem aplicados em ações que visem aproximar o ensino ao cotidiano de serviços de saúde, são eles: simulação, oficina e roda de conversa. O método da simulação se destaca pela aproximação de uma situação realística em um ambiente de aprendizagem seguro. As estratégias da oficina e da roda de conversa se assemelham no formato e por privilegiarem as experiências cotidianas e o diálogo; a oficina demanda a materialização de um produto do processo; a roda de conversa configura um espaço de bate-papo mais livre e descontraído. Tais estratégias são primordiais para um processo de EPS, haja vista que este processo propõe a “aprendizagem significativa”, que acompanha a vida do profissional desde a sua formação e segue em sua atuação, favorecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo da problematização do fazer coletivo nos sistemas e serviços de saúde.
Abstract: The educational actions that have been implemented in the Permanent Education in Health (EPS) have been aligned with the daily demands found in the practice of health services, making use of “teaching” strategies: active and collaborative learning. In the present material, we present three scripts to be applied in actions that aim to approach the teaching of daily health services, they are: simulation, workshop and conversation circle. The simulation method is highlighted by the approximation of a realistic situation in a safe learning environment. The strategies of the workshop and conversation circle are similar in format and for to privilege everyday experiences and conversation, the workshop already demands the materialization of a product of the process and the conversation circle sets up a freer and more relaxed chat space. These strategies are primordial for a process of EPS, since this process proposes the “meaningful learning”, that accompanies the life of the professional, since its formation and continues in its performance, favouring a qualification that articulates teaching, research and care throughout the problematization of collective action in health systems and services.
Resumen: Las acciones educativas que se han implementado en la Educación Permanente de la Salud (EPS) se han alineado con las demandas diarias que se encuentran en la práctica de los servicios de salud, haciendo uso de estrategias de “didácticas”: aprendizaje activo y colaborativo. En el presente material, presentamos tres guiones para ser aplicados en acciones que pretenden acercar la docencia a la vida cotidiana de los servicios de salud, son ellas: simulación, taller y charlas. El método de simulación se destaca por abordar una situación realista en un entorno de aprendizaje seguro. Las estrategias del taller y de las charlas se asemejan en formato y porque privilegian las experiencias cotidianas y el diálogo, el taller exige la materialización de un producto de proceso y las charlas ofrecen un espacio para conversar más libre y relajado. Estas estrategias son primordiales para un proceso de EPS, dado que este proceso propone un “aprendizaje significativo”, que acompaña la vida del profesional, desde su vida académica hasta su actuación como profesional, favoreciendo una calificación que articule la docencia, la investigación y el cuidado a lo largo de la problematización de la acción colectiva en sistemas y servicios de salud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59008
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_akcnascimentorsbaduy.pdf270,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.