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Tipo: Dissertação
Título: Preto e branco, azul e vermelho: cultura popular, tempo e literatura no Jornal Nação Cariri (1980-1987)
Autor(es): Fonteles, Kalil Tavares
Orientador: Moraes, Kleiton de Sousa
Palavras-chave: Nação Cariri (Revista);Cultura popular - Fortaleza(CE) - 1980-1987;Arte Folclórica - Fortaleza(CE) - 1980-1987;Espaço e tempo na literatura
Data do documento: 2021
Citação: FONTELES, Kalil Tavares. Preto e branco, azul e vermelho: cultura popular, tempo e literatura no Jornal Nação Cariri (1980-1987). Orientador: Kleiton de Sousa Moraes. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo a leitura e a compreensão de um conflito histórico. A década de 1980 no Brasil toma como uma de suas infindas questões o tema da Cultura Popular, mas mais especificamente do “Povo brasileiro” tido como objeto intelectual e cultural. Alicerçados no debate mais identificado nos diversos grupos de intelectuais na década de 1960, tais como os Centros Populares de Cultura (CPC’s), o principal fruto desse conflito é a possibilidade (ou não) de dar prosseguimento a um problema da cultura, e mais especificamente da cultura escrita: onde encontrar o popular? É possível localizar em um além da escrita aquilo que sempre a reteve em um permanente projeto intelectual? A partir do corpus textual daquele período é possível localizar no arquivo Nação Cariri, jornal de cultura publicado entre 1980 e 1987, mais um caminho dentro da retomada crítica a partir de uma escrita poética do objeto, do ausente, do povo. Alicerçam-se ali outras formas de narrar o popular, quer seja através dos artigos, reportagens e estudos “comprometidos”, quer seja através dos poemas, visto figurar pungente o esforço de Nação Cariri em se constituir uma publicação de artistas e de poetas.
Abstract: This study aims to read and understand a historical conflict. The 1980s in Brazil takes as one of its endless questions the theme of Popular Culture, but more specifically the “Brazilian people” considered as an intellectual and cultural object. Based on the most identified debate in many groups of intellectuals in the 1960s, such as the Popular Culture Centers (CPC's), the main consequence of this conflict is the possibility (or not) of pursuing a problem of culture, and more specifically of written culture: Where to find the popular? Is it possible to locate in a place beyond writing what has always retained it in a permanent intellectual project? Based on the textual corpus of that period, it is possible to locate in the Nação Cariri’s archives, a culture newspaper published between 1980 and 1987, another path within the critical resumption from the poetic writing of the object, of the absent, of the people. Other forms of narrating the popular are based there, either through articles, reports, and “committed” studies or through poems, since Nação Cariri's efforts to establish itself as a publication of artists and poets is poignant.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58998
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