Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58995
Type: Artigo de Periódico
Title: O trabalho docente do atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades em tempo de distanciamento social
Other Titles: El trabajo docente del atendimiento educativo especializado: retos y posibilidades en tiempo de distanciamiento social
Title in English: The specialized educational service work of teaching: challenges and possibilities in time of social distancing
Authors: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Ozório, Francisca Janaina Dantas Galvão
Cavalcante, Petrônio
Muniz, Querem Hapuque Monteiro
Keywords: Trabalho docente;AEE;Distanciamento social
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: GOMES, Robéria Vieira Barreto; OZÓRIO, Francisca Janaina Dantas Galvão; CAVALCANTE, Petrônio; MUNIZ, Querem Hapuque Monteiro. O trabalho docente do atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades em tempo de distanciamento social. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 135-151, jan./abr. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação escolar constitui um dos focos de transformação dos sujeitos que frequentam a escola; e os professores, o eixo central para que essas transformações aconteçam de forma produtiva e desafiadora. Este estudo objetivou analisar as orientações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza (CE), em um dos Distritos de Educação, para o atendimento pedagógico domiciliar durante o período de distanciamento social em virtude da COVID-19; conhecer as políticas públicas que regulamentam o atendimento educacional especializado (AEE) para o atendimento pedagógico domiciliar; e investigar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores do AEE durante o período de distanciamento social. A metodologia empregada foi qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso e análise documental, em que onze professores do AEE que atuam em escolas municipais de Fortaleza (CE) responderam a um questionário semiestruturado a respeito do seu trabalho desenvolvido em tempo de COVID-19. Os resultados evi denciaram que os professores seguem as orientações da SME para esse período de distanciamento social, buscando utilizar o tempo de home office para dar suporte aos demais professores na flexibilização de atividades e orientar as famílias. Concluiu-se que os professores do AEE possuem conhecimento das suas atribuições e das orientações elaboradas pela SME de Fortaleza (CE) a serem desenvolvidas durante esse período. Contudo, elaborar estratégias pedagógicas para trabalhar com os alunos no ambiente domiciliar tornou-se um grande desafio, visto que a maioria dos docentes, em sua formação inicial e continuada, não foi contemplada com ações e práticas para o “atendimento pedagógico domiciliar”.
Abstract: School education constitutes one of the transformation points of focus for the subjects who attend school, and teachers are the central axis for these transformations to happen in a productive and challenging way. This research aimed to: a) analyze the guidelines established by the Municipal Education Secretary (Secretaria Municipal de Educação – SME) of Fortaleza, in one of the Education Districts, in face of home pedagogical assistance, during the period of social distance due to COVID 19; b) know the public policies that regulate the ESA for home pedagogical assistance; and to investigate the pedagogical strategies used by ESA teachers for home pedagogical care during the period of social distance. The methodology used was qualitative and exploratory, with case study and documentary analysis, in which eleven ESA teachers who work in municipal schools in Fortaleza (CE) answered a semi-structured questionnaire regarding their work developed in the time of COVID 19. The results showed that teachers follow the SME guidelines for this period of social distance, seeking to use home office time to support other teachers in making more flexible activities and guiding families. It was concluded that ESA teachers are aware of their duties and of the guidelines developed by the SME in Fortaleza to be developed during this period. However, developing pedagogical strategies to work with students in home environment has become a major challenge, since most teachers, in their initial and continuing education, were not contemplated with actions and practices for “home pedagogical care”.
Abstract in Spanish: La educación escolar constituye uno de los focos de transformación de los sujetos que asisten a la escuela, y los docentes son el eje central para que estos cambios ocurran de manera productiva y desafiante. Esta investigación tuvo como objetivo: a) analizar las orientaciones establecidas por la Secretaria Municipal de Educación (SME) de Fortaleza (CE), en uno de los Distritos Educativos, para la asistencia pedagógica domiciliaria, durante el periodo de distanciamiento social por COVID 19; conocer las políticas públicas que regulan el AEE para el atendimiento pedagógico domiciliar; e investigar las estrategias pedagógicas utilizadas por los profesores del AEE para el cuidado pedagógico domiciliar durante el período de distanciamiento social. La metodología empleada fue la cualitativa y la exploratoria, como estudio de caso y análisis documental, en que once profesores del AEE que laboran en las escuelas municipales de Fortaleza (CE) contestaron un cuestionario semiestructurado a respecto de sus trabajos desarrollados en tiempo de COVID-19. Los resultados evidenciaron que los profesores siguen las orientaciones de la SME para este periodo de distancia social, buscando utilizar el tiempo de la oficina en casa para ayudar a otros docentes a flexibilizar las actividades y orientar a las familias. Se concluyó que los docentes del AEE conocen sus funciones y los lineamientos que elabora la SME de Fortaleza (CE) a desarrollar durante este período. Sin embargo, elaborar estrategias pedagógicas para trabajar con los estudiantes en el ámbito del hogar se ha convertido en un gran desafío, ya que la mayoría de los docentes, en su formación inicial y continua, no fue contemplada con acciones y prácticas para el “atendimiento pedagógico domiciliar”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58995
ISSN: 2526-0847
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_rubgomesfjdgozorio.pdf315,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.