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dc.contributor.advisorCardoso, Lídia Amélia de Barros-
dc.contributor.authorSousa, Raquel Maria Gadelha de-
dc.date.accessioned2021-06-15T01:21:10Z-
dc.date.available2021-06-15T01:21:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Raquel Maria Gadelha de. The role of textbook amid a pandemic year: the experience report of teaching English in a public professional school in Fortaleza. Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2021. 26 f. TCC (Monografia) - Curso de Graduação em Letras Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará,Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58980-
dc.description.abstractTextbooks have multiples roles in teaching-learning processes. The roles that can be identified start from useful framework for a classroom to a guide in helping less experienced teachers. However not all perspectives about textbooks are positive. There is some criticism pointing to the lack of autonomy and spontaneity which they can promote in a classroom. Recently, a new perspective was added to this discussion about the textbooks’ roles. The change was due to the pandemic context and the new social distance rules which led to the distance learning format. In this scenario textbooks portrayed different roles simultaneously as not all schools and students could access the online platforms. Thus, in some contexts they were essential and the only tool for some students while in others they continued to serve as a supporting guide which assisted to design and adapt the contents and classes to new platforms. This paper aims to identify some of these aspects and reflect briefly about how the role of textbooks changed amid the pandemic year of 2020 from a personal experience report. Some authors give support to the ideas developed in this paper: Tomlinson (2005), Cunningsworth (2008), Hutchinson (1994) and Richards (2001). Textbooks are still a valuable and reliable input to teach and learning a foreign language, either as protagonist or supporting resource in a public school. The advent of a context in which other materials are required to intermediate the educational process do not exclude the textbooks presence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAno pandêmicopt_BR
dc.subjectPlataformas onlinept_BR
dc.titleThe role of textbook amid a pandemic year: the experience report of teaching English in a public professional school in Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrLivros didáticos possuem múltiplos papéis nos processos de ensino-aprendizagem. Os papéis que podem ser identificados vão desde um útil modelo de referência para a sala de aula até um guia que ajuda os professores menos experientes. No entanto, nem todas as perspectivas sobre o livro didático são positivas. Existem críticas direcionadas para a ausência de autonomia e espontaneidade que eles podem promover em sala de aula. Recentemente, uma nova perspectiva foi adicionada a esta discussão sobre os papéis do livro didático. A mudança foi em virtude do contexto pandêmico e as novas regras de distanciamento social que conduziram ao modelo de ensino à distância. Neste cenário os livros didáticos representaram diferentes papéis simultaneamente, uma vez que nem todas as escolas e estudantes podiam acessar as plataformas online. Assim, em alguns contextos eles foram essenciais e o único recurso para alguns estudantes, enquanto em outros eles continuaram servindo como guia de apoio para auxiliar na definição e adaptação dos conteúdos e aulas para as novas plataformas. Esse artigo tem como objetivo identificar alguns desses aspectos e refletir brevemente sobre como o papel do livro didático mudou durante o ano pandêmico de 2020, a partir de um relato de experiência pessoal. Alguns autores provêm suporte para as ideias desenvolvidas nesse artigo: Tomlinson (2005), Cunningsworth (2008), Hutchinson (1994) and Richards (2001). Livros didáticos ainda são valiosas e confiáveis fontes de input para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, seja como um recurso protagonista ou coadjuvante na escola pública. O advento de um contexto, no qual outros materiais são exigidos para intermediar o processo educacional, não excluiu a presença dos livros didáticos.pt_BR
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

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