Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Luana Lima | - |
dc.contributor.author | Ramalho Filho, Francisco Nemesio | - |
dc.contributor.author | Ferro, Juliano Amaral de Moura | - |
dc.contributor.author | Franci, Roberta Xavier Teixeira | - |
dc.contributor.author | Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T14:03:45Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T14:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Luana Lima; RAMALHO FILHO, Francisco Nemesio; FERRO, Juliano Amaral de Moura; FRANCI, Roberta Xavier Teixeira; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. Aplicação do Método AHP na tomada de decisão para a melhor circulação de caminhões cegonha numa área urbana. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 39º. , 15 a 18 out. 2019, Santos, São Paulo, Brasil,. Anais […], Santos, São Paulo, 2019. Tema:“Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações” | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-9713 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58947 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.abepro.org.br/ | pt_BR |
dc.subject | Logística urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte de veículos | pt_BR |
dc.subject | Análise multicritério | pt_BR |
dc.subject | Analytic hierarchy process | pt_BR |
dc.title | Aplicação do Método AHP na tomada de decisão para a melhor circulação de caminhões cegonha numa área urbana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O fluxo de cargas de caminhões do tipo cegonha para transporte de veículos em áreas urbanas é algo vital para a operação e comercialização de empresas do ramo automobilístico e socidade, porém, perante a atual situação dos centros urbanos bbrasileiros, que estão cada vez mais inchados em relação ao tamanho da população, com mais construções e com cada vez mais veículos nas ruas, a locomoção na área urbana acaba sendo comprometido. Por não haver incentivos e regulamentações nesse sentido, o transporte de veículos cegonhas não é realizado da melhor maneira e, isso acaba influenciando negativamente na vida das pessoas e na economia daquela região, pois piora o fluxo de veículos, dificulta a operação das organizações e impacta o meio ambiente. Visando o melhoramento da situação desse tipo de transportes de cargas, este artigo busca, por meio de pesquisas e opiniões com profissionais da área, propor quatro soluções para melhorar esse fluxo dentro da área urbana da cidade de Fortaleza-CE, e, por meio da aplicação do método de análise multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process ou Processo de Análise Hierárquica), entender qual é a melhor solução. As quatro soluções propostas foram: “Circulação durante a madrugada”, “Circulação em horários fixos e de fluxo moderado”, “Circulação em vias restritas” e “Circulação em vias restritas com o maior uso de armazéns”. Com a realização do estudo e a aplicação do método, obteve-se que a solução mais viável é a “Circulação em horários fixos e de fluxo moderado”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEPR - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_llgonçalves.pdf | 373,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.