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dc.contributor.advisorRomero, Júlio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.authorAragão, Maria Mercês Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:54:05Z-
dc.date.available2021-06-11T16:54:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAGÃO, Maria Mercês Rodrigues dos Santos. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE-Alfa: uma avaliação a partir de contextos políticos, trajetórias institucionais e (contra)pontos no cenário escolar. Orientador: Júlio Alfredo Racchumi Romero. 2021. 250 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58928-
dc.description.abstractThis research has as objective to make an evaluation of the Permanent System of avaliation of Basic Education of the Ceará – SPAECE-Alpha, starting of political contexts, institutional trajectories and (conter) points in the school scenario. For that, it started from the analysis of essential topics that are part of the elements that support evaluative perspective that permeated this research, the evaluation in depth, considered by Rodrigues (2008) a proposal capable of subsidize a broad undertanding of the constructions that if weave in the relatioships that revolve around of the evaluation of a public policy, allowing it a comprehensive and experimental analysis: The content of politicy, the context of its formulation and its institutional trajectory. Were utilized as methodological paths in the research: bibliographic review - guided by theorists such as: Bresser Pereira 2012), Cabral Neto e Rodriguez (2007), Rodrigues (2008), Cardoso Júnior e Siqueira (2009), Carvalho (2005), Costa (2015), Gentili (2007), Gussi (2017), Lejano (2012), Federal Constitution of 1988, law guidelines and bases of national education 9394/96 and in reports of way institutional -, observation in the field school, document analysis and application of semi-structured interviews. As answer to the question raised in the research - starting political contexts, institutional trajectories and (counter) points that arise in the school scenario, What assessment can be made of the Permanent System of the evaluation of Basic Educadition of Ceará- SPAECE- Alfa? -, the results of research showed that SPAECE- Alfa viewed from the perspective of evaluation of system, although it is considered as inevitable and necessary to improve the quality of education and introduce data about undeniable evolution of level of literacy of students in the state of Ceará, it constitutes itself as an evaluation system that is under the bias of regulation and control of education action, following, therefore the same path followed and constructed historically bypublic policy evaluations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Cearápt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica pública - Avaliaçãopt_BR
dc.titleO Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE-Alfa: uma avaliação a partir de contextos políticos, trajetórias institucionais e (contra)pontos no cenário escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo avaliar o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE-Alfa, a partir de contextos políticos, trajetórias institucionais e (contra)pontos no cenário escolar. Para tanto, partiu-se da análise de tópicos essenciais e que fazem parte dos elementos que sustentam a perspectiva avaliativa que permeou esta pesquisa, a avaliação em profundidade, considerada por Rodrigues (2008) uma proposta capaz de subsidiar a compreensão ampla das construções que se tecem nas relações que giram em torno da avaliação de uma política pública, permitindo-lhe análise compreensiva e experiencial: o conteúdo da política, o contexto de sua formulação e sua trajetória institucional. A pesquisa constituiu-se como exploratória, de abordagem qualitativa, optando-se por realizar um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Itapipoca-Ceará. Utilizaram-se como caminhos metodológicos na pesquisa: revisão bibliográfica - pautada em teóricos como: Bresser-Pereira (2012), Cabral Neto e Rodriguez (2007), Rodrigues (2008), Cardoso Júnior e Siqueira (2009), Carvalho (2005), Costa (2015), Gentili (2007), Gussi (2017), Lejano (2012), Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e em relatórios de via institucional -, observação na escola-campo, análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Como resposta à questão suscitada na pesquisa - a partir de contextos políticos, trajetórias institucionais e (contra)pontos que surgem no cenário escolar, que avaliação pode-se fazer do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE-Alfa? -, os resultados da pesquisa mostraram que o SPAECE-Alfa visto sob a perspectiva de avaliação de sistema, embora seja considerado como inevitável e necessário para melhorar a qualidade da educação e apresente dados sobre a inegável evolução do nível de alfabetização de alunos no Estado do Ceará, constitui-se como um sistema avaliativo que se encontra sob o viés da regulação e do controle da ação educativa, seguindo, portanto, o mesmo caminho trilhado e construído historicamente pelas avaliações de políticas públicas.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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