Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58875
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | HelloTalk e HiNative: possibilidades de aprendizagem colaborativa em aplicativos de línguas |
Other Titles: | HelloTalk e HiNative las posibilidades de aprendizaje colaborativo en aplicaciones de idioma |
Title in English: | HelloTalk and HiNative possibilities of collaborative learning in language applications |
Authors: | Valadares, Marcus Guilherme Pinto de Faria Bambirra, Mariana Botarro |
Keywords: | Smartphones;Aplicativos;Aprendizagem de línguas |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | VALADARES, Marcus Guilherme Pinto de Faria; BAMBIRRA, Mariana Botarro. HelloTalk e HiNative: possibilidades de aprendizagem colaborativa em aplicativos de línguas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 72-85, jan./abr. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os últimos avanços tecnológicos, especialmente com o desenvolvimento e a popularização dos smartphones, trouxeram novas possibilidades para o cenário de aprendizagem de línguas. Nesse contexto, os aplicativos vêm assumindo um papel de destaque na complementação, ou como primeira opção, na aquisição de uma nova língua. O objetivo deste trabalho foi, portanto, identificar e explorar possibilidades de aplicativos de aprendizagem de línguas que, indo de encontro a métodos mais tradicionais de ensino, oferecessem uma proposta mais comunicativa, baseada em práticas socioculturais reflexivas de uso da linguagem. Diante disso, foram selecionados, como exemplo, dois aplicativos que se destacaram dentre os demais pelas propostas de aprendizagem autêntica, atualizada e colaborativa de língua: o HelloTalk e o HiNative. |
Abstract: | The latest technological advances, especially with the development and popularization of smartphones, have brought new possibilities to the language learning scene. In this context, applications have assumed a prominent role as a complement, or as a first option, in acquiring a new language. The objective of this work was, therefore, to identify and explore possibilities of language learning applications that, going against more traditional teaching methods, offer a more communicative proposal, based on reflexive sociocultural practices of language use. Therefore, two applications were selected as examples for standing out from the others because of their authentic, updated and collaborative language learning approaches: HelloTalk and HiNative. |
Abstract in Spanish: | Los últimos avances tecnológicos, especialmente con el desarrollo y la popularización de los teléfonos inteligentes, han traído nuevas posibilidades a la escena del aprendizaje de idiomas. En este contexto, las aplicaciones han asumido un papel destacado en la complementación, o como primera opción, en la adquisición de un nuevo idioma. El objetivo de este trabajo fue, por lo tanto, identificar y explorar las posibilidades de las aplicaciones de aprendizaje de idiomas que, en la dirección opuesta a los métodos de enseñanza más tradicionales, ofrecen una propuesta más comunicativa, basada en prácticas socioculturales reflexivas del uso de la lengua. Ante esto, se seleccionaron dos aplicaciones como ejemplo que destacaron entre las demás por sus propuestas de aprendizaje de idiomas auténtico, actualizado y colaborativo: HelloTalk e HiNative. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58875 |
ISSN: | 2526-0847 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mgpfvaladaresmbbambirra.pdf | 657,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.