Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque |
Other Titles: | Los alumnos de licencias y la diversidad cultural y epistemica de quilombolas de Vão do Moleque |
Title in English: | Licensing students and the cultural and epistemic diversity of kilombolas in Vão do Moleque |
Authors: | Bessa, Sonia Rodrigues, Jadir Gonçalves Castro, Elton Anderson Santos de Guedes, Cristiano |
Keywords: | Descolonização;Epistemologias;Eurocentrismo;Quilombolas;Ensino |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | BESSA, Sonia; RODRIGUES, Jadir Gonçalves; CASTRO, Elton Anderson Santos de; GUEDES, Cristiano. Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 53-71, jan./abr. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os saberes quilombolas e suas ciências e cosmologias são fundamentais para o ensino de sua diversidade epistemológica. Este artigo descreve um encontro de saberes entre 33 estudantes de pedagogia e uma comunidade quilombola e analisa as percepções dos estudantes quanto à contribuição desse encontro para seu exercício da docência e sua formação profissional. A fonte de dados foram relatos e registros de eventos acadêmicos que combinaram ensino, pesquisa e extensão. Verificou-se um produtivo diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes quilombolas. As aulas abordaram as dimensões étnico-racial, política, historiográfica, pedagógica e epistemológica. Os estudantes puderam conhecer e refletir acerca de um conjunto de saberes até então desconhecidos pelos integrantes desse projeto. Desenvolveu-se, assim, um olhar valorativo sobre os povos a partir da interação com novos conhecimentos. |
Abstract: | Kilombola knowledge, sciences and cosmologies are fundamental for the teaching of its epistemological diversity. This article describes a meeting of knowledges among 33 university students and a Kilombola community and analyzes the perceptions of these students regarding the contribution of this meeting to their professional training and activity. The data analyzed were reports and records of academic classes, research and extension. There was a fruitful dialogue between academic knowledge and Kilombola knowledge. Classes approached the racial, political, historiographical, pedagogical and epistemological dimensions. The students were able to reflect about knowledge hitherto not perceived by them. They were able to value those peoples after they had contact with new knowledge. |
Abstract in Spanish: | El conocimiento Quilombola y sus ciencias y cosmologías son fundamentales para enseñar su diversidad epistemológica. Este artículo describe un encuentro de conocimientos entre 33 estudiantes de pedagogía y una comunidad quilombola y analiza las percepciones de los estudiantes sobre la contribución de este encuentro para el ejercicio de su docencia y su capacitación profesional. La fuente de datos fue de informes y registros de eventos académicos que combinaron docencia, investigación y extensión. Hubo un diálogo productivo entre el conocimiento académico y el conocimiento quilombola. Las clases cubrieron las dimensiones étnico-racial, política, historiográfica, pedagógica y epistemológica. Los estudiantes pudieron conocer y reflexionar sobre un conjunto de conocimientos hasta ahora desconocido por los miembros de este proyecto. Por lo tanto, se desarrolló una mirada valorativa de los pueblos basada en la interacción con nuevos conocimientos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872 |
ISSN: | 2526-0847 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_sbessajgrodrigues.pdf | 297,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.