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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A Educação de Jovens e Adultos e sua “juvenilização”: a expressão de uma promessa não cumprida de educação para todos no município de Cascavel (PR)
Otros títulos : Lla Educación de Jóvenes y Adultos y su “juvenilización”: la expresión de una promesa de educación que no se cumplió para todos en Cascavel (PR)
Título en inglés: Youth and Adult Education and its “juvenilization”: the expression of an unpreceded promise of education for everyone in the city of Cascavel (PR)
Autor : Dolla, Margarete Chimilosk
Cossetin, Márcia
Alves, Lidiane Cossetin
Palabras clave : Educação de jovens e adultos;Juvenilização;Política educacional
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : DOLLA, Margarete Chimilosk; COSSETIN, Márcia; ALVES, Lidiane Cossetin. A Educação de Jovens e Adultos e sua “juvenilização”: a expressão de uma promessa não cumprida de educação para todos no município de Cascavel (PR). Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 9-26, jan./abr. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste artigo é o de provocar e ampliar a reflexão sobre a produção do fenômeno da “juvenilização” da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um elemento que o evidencia, qual seja, o número crescente de jovens e adolescentes que se inserem nessa modalidade de ensino. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa de tipo documental e utilizamo-nos da análise de dados coletados no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Cascavel (PR), no ano de 2020. A coleta foi realizada por meio do acesso ao Sistema Estadual de Registro Escolar, considerando-se matrículas de ingressantes. Para análise buscamos o amparo de teóricos que discutem a organização social, nesta, a educação, e, sobretudo, a educação na modalidade de jovens e adultos. A partir disso, discutimos acerca dos fatores que influenciam esse processo, uma vez que as políticas educacionais, a partir da década de 1990, reafirmam a oferta de educação para todos, o que significaria acesso de todas as crianças à escola. Concluímos que prevalece uma incoerência, ou seja, a “oferta de Educação para todos” não se concretizou, e a entrada prematura desses sujeitos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos denuncia isso, expressando, em primeira instância, a dualidade característica do sistema educacional do país, que distribui, de forma diferenciada, as condições de acesso ao conhecimento.
Abstract: In this article, through documentary research, we discuss the production of the phenomenon of “youthfulness” of Youth and Adult Education. We aim to provoke reflection on the production of this phenomenon from an element that highlights it, namely: the growing number of young people and adolescents who fall into this type of education. We used data collected by sampling at the State Center for Basic Education for Youth and Adults in Cascavel (PR). We work, for the approach, with the theoretical and methodological contribution of historical materialism through which we study research data on Youth and Adult Education, analyzing them with the support of theorists who discuss social organization, in this, education, and specifically education for youth and adults. From this, we triggered the discussion about the factors that influence this process, since the educational policies since the 1990s reaffirm the offer of education for all, which would mean access for all children to school. Therefore, an inconsistency prevails, that is, the “offer of education for all” did not materialize and the premature entry of these subjects in the Youth and Adult Education modality denounces this, expressing, in the first instance, the characteristic duality of the educational system of the country that distributes differently the conditions of access to knowledge.
Resumen en español: El objetivo de este artículo es provocar y ampliar la reflexión sobre la producción del fenómeno de la “juvenilización” de la Educación de Jóvenes y Adultos, a partir de un elemento que lo destaca a saber: el número creciente de jóvenes y adolescentes que se insertan en esta modalidad de enseñanza. Para ello, realizamos una investigación cualitativa de tipo documental y utilizamos el análisis de datos recogidos en el “Centro Estadual de Educación Básica para Jóvenes y Adultos” de Cascavel (PR), en 2020. La recolección se realizó a través del acceso al “Sistema Estadual de Registro Escolar considerando la inscripción de nuevos estudiantes. Para el análisis, buscamos el apoyo de teóricos que discuten la organización social, en esta, la Educación y, sobre todo, la Educación en la modalidad de jóvenes y adultos. En base a esto, discutimos los factores que influyen en este proceso, ya que las políticas educativas, desde la década de los noventa, reafirman la oferta de Educación para todos, lo que significa el acceso de todos los niños a la escuela. Concluimos que prevalece una incoherencia, es decir, la “oferta de Educación para todos” no se materializó y el ingreso prematuro de esos sujetos en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos denuncia esto, expresando, en primera instancia, la dualidad característica del sistema educativo del país que distribuye de manera diferente las condiciones de acceso al conocimiento.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58853
ISSN : 2526-0847
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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