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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Realização e acompanhamento de dois trechos experimentaiscom asfalto-borracha no estado do Ceará
Autor(es): Pinheiro, Jorge Henrique Magalhães
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Asfalto com borracha;Usinagem;Compactação;Pavimentos de asfalto
Data do documento: 2005
Citação: PINHEIRO, Jorge Henrique Magalhães; SOARES, Jorge Barbosa. Realização e acompanhamento de dois trechos experimentais com asfalto-borracha no Estado do Ceará. Transportes, São Paulo-SP, v. 13, n. 1, p. 57-66, 2005.
Resumo: Seguindo uma política de desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias de pavimentação para o estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará realizou, em parceria com os departamentos de transportes locais e a Petrobrás, dois trechos com ligante asfalto-borracha (AB). Além de ecologicamente corretas, misturas com AB vêm se mostrando eficientes na minimização dos principais defeitos encontrados nos pavimentos flexíveis, deformação permanente e trincamento por fadiga. O presente trabalho traz um estudo da aplicação do ligante AB, do controle feito durante a usinagem e compactação, bem como o acompanhamento dos trechos através de medidas de deflexão e de algumas propriedades mecânicas do revestimento antes e após execução. Para a mistura de projeto foram usados agregados graníticos locais e CaCO3 como material de enchimento em uma mistura descontínua tendo como granulometria a faixa do Concreto Asfáltico com Borracha do tipo G da Califórnia. O ligante asfalto-borracha usado foi produzido pela BR Distribuidora contendo 20% de borracha e tendo como ligante de origem o CAP 50/60 produzido pela Lubnor e oriundo do petróleo Fazenda Alegre.
Abstract: The Federal University of Ceará teamed with local Transportation Department and Petrobrás to construct two trial sections using asphalt-rubber (AR). More than ecologically correct, helping to solve the problem of tire disposal, mixtures with AR have demonstrated improvements in the performance of the pavement, decreasing the main defects of flexible pavements, like rutting and fatigue cracks. For these two sections a quality control requirements were monitored before, during and after the construction. The Benkelman Beam was used for deflection measurements and some mechanical properties were also investigated. Local aggregates were used in a gap graded gradation (type G of California) and the CaCO3 were used as filler. The AR used was produced by BR Distribuidora with 20% rubber content.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58846
ISSN: 2237-1346
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