Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58815
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará
Título en inglés: Life quality of students of a public university in Ceará state
Autor : Oliveira, Lycélia da Silva
Oliveira, Eliany Nazaré
Campos, Marcos Pires
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Costa, Maria Suely Alves
Almeida, Paulo César de
Palabras clave : Qualidade de vida;Ensino superior;Universitários;Quality of life;Education;Higher;College students;Mental health
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : OLIVEIRA, Lycélia da Silva; OLIVEIRA, Eliany Nazaré; CAMPOS, Marcos Pires; VASCONCELOS, Maristela Inês Osawa; COSTA, Maria Suely Alves; ALMEIDA, Paulo César de. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n.1, p. 72-85, jan./jun. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do estado do Ceará. Estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado no primeiro semestre de 2019, com 880 estudantes matriculados nos 19 cursos de graduação de uma universidade pública do interior do Ceará. O instrumento utilizado foi o WHOQOL-bref. A maioria 58,2% eram mulheres, e 85,8% tinham entre 18 a 25 anos. As médias dos domínios da Qualidade de Vida fora: físico (60,6), relações sociais (59,9), psicológico (56,2) e meio ambiente (50,9). Os homens apresentaram melhores níveis de qualidade de vida nos domínios físico (p<0,0001), psicológico (p=0,001) e meio ambiente (p=0,005). Na faixa etária, o domínio meio ambiente apresentou-se estatisticamente significativo na idade entre 18 a 20 anos (p=0,044). No quesito situação conjugal, houve uma diferença estatisticamente significante nos domínios psicológico (p=0,004) e relações sociais (p=0,049), indicando, que ter um relacionamento amoroso apresentou melhores médias de QV. A sugestão é que universidade proponha ações que tenham como meta o aumento da qualidade de vida dos estudantes, para tal, estes devem ser escutados sistematicamente sobre suas dificuldades e demandas psicossociais.
Abstract: We aimed at evaluating the life quality of students of a public university in Ceará state. A transversal study with a quantitative approach developed during the first semester of 2019 with 880 students enrolled in the nineteen graduation courses of a public university of Ceará state countryside. The instrument used was the WHOQOL – bref. The majority, 58,2%, was women, and 85,8% were between 18 and 25 years old. The rates of Life Quality domains were physical (60,6), social relations (59,9), psychological (56,2), and environment (50,9). Men presented better life quality levels in physical (p < 0,0001), psychological (p=0,0001), and environment (p=0,005) domains. About age gaps, the environment domain presented itself as statistically significant in ages between 18 and 20 (p=0,044). Regarding marital status, there was a statistically significant difference between psychological (p=0,004) and social relations (p=0,049) domains. This indicates that having a love relationship presented better LQ (Life Quality) rates. The suggestion is that the university proposes actions that aim to increase the life quality of its students and to do so, this group must be systematically heard about their difficulties and psychosocial demands.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58815
ISSN : 2179-1740
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_lsoliveira_enoliveira.pdf501,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.