Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria José Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-24T00:03:57Z | - |
dc.date.available | 2013-09-24T00:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5880 | - |
dc.description | SOUZA, Maria José Araújo. Aplicações da Seqüência Fedathi no ensino e aprendizagem da geometria mediada por tecnologias dgitais. 2010. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-gm Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2010. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Metodos e Tecnicas de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Didacticism | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Sequence Fedathi | pt_BR |
dc.subject | Digital Technologies | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Fedathi,Sequência | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino auxiliado por Computador | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Aplicações da Seqüência Fedathi no ensino e aprendizagem da geometria mediada por tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho trata do ensino e da aprendizagem da Matemática, tendo a Sequência Fedathi e as tecnologias digitais como eixos centrais das reflexões. Teve como objetivo geral analisar influências da Sequência Fedathi no ensino e aprendizagem da Geometria, com o software Cabri-Géomètre. O estudo apresenta aspectos acerca: da Didática Geral e da Matemática, sequências didáticas e Sequência Fedathi, desenvolvimento da Geometria nos contextos histórico e educacional, tecnologias digitais na Educação Matemática. Entre os autores que nortearam o trabalho ressaltamos, Brousseau, Silvia Machado, Borges Neto, Pais, Nérici e Libâneo. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com base na Sequência Fedathi com apoio em elementos da Didática Geral e da Matemática. Os sujeitos pesquisados foram alunos da disciplina Novas Tecnologias no Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral - Ceará. A pesquisa constou da exploração das etapas da Sequência Fedathi e da aplicação de sequências didáticas utilizando Fedathi como proposta metodológica no ensino e aprendizagem da Geometria, através da resolução de atividades com o software Cabri-Geómètre. Para complementar os dados obtidos das sequências didáticas, foram aplicadas fichas diagnósticas individuais, no início e no final do estudo. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a Sequência Fedathi se adequa muito bem ao ensino de Matemática com as tecnologias digitais. Suas fases de desenvolvimento permitiram aos estudantes e ao professor a realização de interações que muito contribuíram para a discussão dos conceitos geométricos explorados nas atividades. As interações foram efetivadas, principalmente, nas fases da maturação e discussão das soluções, possibilitando aos alunos novas percepções relativas à elaboração do conhecimento matemático, entre elas a experimentação, a aplicação de conceitos matemáticos na própria Matemática e a visualização. No que concerne à transposição dos conceitos geométricos para o ambiente informático, verificamos que a metodologia trabalhada permitiu aos alunos a elaboração de concepções mais sólidas e mais abrangentes dos conceitos, além de haver sido, para os alunos, um modelo para a utilização das tecnologias digitais na docência em Matemática. Apesar de todos já possuírem alguma experiência em informática, foi a primeira vez que trabalharam com programas específicos para a Matemática. As dificuldades iniciais estiveram ligadas à validação dos conceitos matemáticos no ambiente informático, ou seja, nos primeiros contatos com o software, os alunos tendenciaram a reproduzir as mesmas regras de resolução do ambiente lápis e papel e aos poucos foram dando conta de que muitas delas não funcionavam, pois o novo dispositivo tem regras próprias para aplicação e validação dos conceitos. Mediante as experimentações e transformações imediatas dos objetos trabalhados, os alunos foram aos poucos apreendendo as regras de validação do ambiente (software Cabri-Géomètre), em especial no que diz respeito à estabilidade das formulações. Outra dificuldade vivenciada pelos alunos foi à aplicação de propriedades das construções geométricas, apesar do grupo pesquisado, já haver cursado a disciplina Desenho Geométrico, a maioria do grupo não aplicou inicialmente conceitos inerentes às construções geométricas na resolução das atividades. Somente no decorrer das interações realizadas entre o professor e alunos e alunos entre si, é que essas e outras dificuldades foram superadas. Ao final, podemos considerar que a Sequência Fedathi é um modelo de ensino que favorece a aprendizagem em matemática no ambiente informático, principalmente, pelas reflexões, compreensões e interações que propicia entre professor e alunos na elaboração deste saber | pt_BR |
dc.title.en | Aplicattion of Sequence Fedathi the teaching and learning of geometry from digital technologies | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_TESE_MJASOUZA.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.