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Type: Artigo de Periódico
Title: Menos é mais: Os Waldorfs Downshifters
Authors: Azevedo, Elaine
Oliveira, Daniel Coelho de
Keywords: Downshifting;Pedagogia Waldorf;Contracultura;Waldorf pedagogy;Counterculture
Issue Date: 2021
Publisher: Revista de Ciências Sociais
Citation: AZEVEDO, Elaine; OLIVEIRA, Daniel Coelho de. Menos é mais: Os Waldorfs Downshifters. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, p. 283-316, mar./jun. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo se debruça sobre os downshifters - indivíduos que fazem a opção por desacelerar seus ritmos de vida, buscando equilíbrio entre trabalho e lazer e estilos de vida mais frugais de forma a minimizar os efeitos das sociedades industriais capitalistas urbanas. Explora um tipo particular de comportamento em um estrato social específico - um grupo social formado por famílias que têm filhos em uma escola Waldorf, em Florianópolis, Brasil. Foi possível perceber que os aspectos formadores de movimento altera não só indivíduos, mas também as famílias inseridas no espaço educacional que se apresenta como resistência ao sistema educacional tradicional. Os Waldorf assumem premissas do downshifting. Sob a ótica da contracultura, formam um grupo coeso de classe média que tende a restringir sua rede social àqueles que compartilham o mesmo estilo de vida; suas ações cooperativas fomentam sentimentos de pertencimento e solidariedade que ajudam a legitimar estilos de vida alternativos em uma sociedade consumista.
Abstract: This study focuses on downshifters — individuals who make the choice to slow down their rhythms of life, strive to balance work and leisure, and look after frugal lifestyles in order to minimize the effects of urban capitalist industrial societies. The goal is to explore a particular type of behavior in a specific social stratum — a social group formed by families that have children in a Waldorf school in Florianopolis, Brazil. One could notice that the aspects that form the movement alter in some way not only individuals but also the families inserted in the educational space that presents it self as resistance to the traditional educational system. The Waldorf assume downshifting premises and can be perceived as decelerators, from the perspective of the counterculture. They form a cohesive group that tend to restrict their social network to those who share the same lifestyle; their cooperative actions foster feelings of belonging and solidarity that help legitimizing alternative lifestyles in a consumer society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58782
ISSN: 2318-4620
Access Rights: Acesso Aberto
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